Tuesday, March 31, 2009

Será?

Ainda há esperança - um austríaco propõe-se manter uma fábrica de rolos Polaroid em Amesterdão e salvar esta micro-indústria de culto. Less is more. E eu dou o meu total apoio ao senhor, caso ele tivesse dúvidas da sua importância vital para a fotografia analógica.
Será desta que vou comprar uma?

Saturday, March 28, 2009

Que fique registado...

...que foi ontem, 27 de Março, que voltei a jogar ténis - não o fazia desde Maio do ano passado. Marco extremamente importante para mim. Não perdi o jeito, só os calos. E ainda deu para ir a Algés dar uso aos patins em linha, desesperar durante quase uma hora no pára-arranca do trânsito lisboeta e quase não sobreviver ao treino de volley tal o estado de starvation a que cheguei. O braço direito dorido nunca me agradou tanto.
.

(eu no réléx... não, não é a Sharapova, sou eu... :P)

E que a norueguesa com nome de portuguesa Ida Maria é a minha mais recente descoberta musical - a I Like You Better When You're Naked explica-se bem. E a Oh My God também. To Do List For January - lolice.

Tuesday, March 24, 2009

Come Together

Não fazia ideia que, na ressaca do 9/11, uma das demonstrações do enorme espírito comunitário que se gerou foi este concerto na própria NYC a 2 de Outubro de 2001. O tema de fundo foi John Lennon e as suas músicas, intemporais e que apelam à "paz e compreensão mundial". O alinhamento recebeu nomes como Dave Matthews, Stone Temple Pilots, Moby, Sean Lennon, Rufus Wainwright, Natalie Merchant e uma Alanis Morissette (ainda) nos tempos dourados do pós-SFIJ.
.
Como escreve o senhor de onde tirei o grosso da informação, "Some of the song highlights for me were Alanis Morissette doing Dear Prudence and Natalie Merchant’s Nowhere Man", não me resta mais senão prestar um serviço à restrita comunidade bloguista e postar aqui a dita cuja:

Sunday, March 22, 2009

Células Estaminais

National Geographic Portugal, Julho 2005
.
O Poder de Dividir -Até Onde Devemos Ir?
«As células estaminais podem marcar o início de uma nova era da medicina, curando doenças mortais com tecidos e órgãos feitos à medida. Para já, porém, os limites da ciência e da política dividem a opinião pública.

(...) Alguns países, como a Alemanha, preocupados que o assunto resvale para o terreno escorregadio da experimentação humana à revelia da ética, já proibiram alguns tipos de investigação com células estaminais. Outros, como os EUA, impõem limites rigorosos aos financiamentos governamentais, mas permitem que o sector privado faça o que quiser. Outros ainda, como o Reino Unido, a China, a Coreia do Sul e Singapura, tornaram-se epicentros da investigação em células estaminais, disponibilizando fundos e vigilância ética para encorajar a investigação nessa área, dentro de fronteiras cuidadosamente estabelecidas.

As polémicas células são retiradas de um embrião com cinco dias, mais pequeno do que um ponto final, que não possui características individuais nem traços de um sistema nervoso. Os embriões excedentários das clínicas de fertilidade serão inevitavelmente destruídos, e as próprias células estaminais não têm capacidade para dar origem a um bebé, se implantadas no útero. No entanto, estas células não especializadas possuem a capacidade de se transformarem em qualquer tipo de tecido humano. Esta ferramenta pode ser eficaz para criar tecidos e órgãos saudáveis que permitam curar doenças mortais. (...)

Ao contrário das células estaminais adultas, aparentemente possuidoras de repertórios limitados, as células estaminais embrionárias são pluripotentes, pois podem virtualmente transformar-se em todos os tipos de células humanas.»

Friday, March 20, 2009

Quer dizer que...

  • ...começa hoje a Primavera (exactamente daqui a uma hora, ganda pontaria!)

  • ...os Placebo vêm cá ao OeirasAlive!09 em Julho (assim como Dave Matthews Band, Klaxons, The Ting Tings e Chris Cornell)

  • e a maluca da Lily Allen vem ao Sudoeste...

... e ninguém me diz nada?!?!

Wednesday, March 18, 2009

Burn After Slumdog Millionaire

Os irmãos Cohen são incontornáveis para quem não abdica de cinema marginal, hilariante ou simplesmente indecifrável. Este Burn After Reading é um pouco dos três e, curiosamente, a 3ª colaboração dos realizadores com George Clooney, depois de O Brother, Where Art Thou e Intolerable Cruelty. Depois disso, ainda deram um ar da sua graça no meu fav Paris Je T´Aime e no recente e sinistro (no melhor que essa palavra emprega ao cinema) No Country For Old Men.

É sempre bom ver Clooney num registo diferente do monocórdico e inexpressivo a que me habituou, continuando numa bela demanda com filmes como Michael Clayton e Leatherheads.

John Malkovich é explosivo na agressividade que transpira, excepto na contenção para com a sua condescendente esposa, Tilda Swinton. Frances McDormand, uma habitué das produções Cohen (casada com um deles inclusive) é brilhante. Brad Pitt tenta atingir a idiotice, e consegue-o a espaços, mas tem o grande azar de ser... Brad Pitt.

Primeiro: Danny Boyle é o realizador de um dos filmes que mais me agradou nos últimos tempos: Millions. Recomendo vivamente a todos - quer tenham gostado ou não deste Slumdog Millionaire. Segundo: achei a primeira parte do vencedor dos oscares deste ano poderosa, já a segunda... nhéc. Os miúdos mais novos são INCRÍVEIS e o retrato da Índia miserável e cruel para com as crianças é de uma pessoa desistir deste mundo... ou quase. Mas mesmo depois de passar por aquilo tudo, o nosso protagonista é o ser mais romântico, bondoso e carinhoso a que se assistiu nos últimos tempos, qual mosqueteiro...

Terceiro: banda sonora, fotografia e montagem primorosas, com M. I. A. a dar uma ajuda, apesar de ser natural do Sri Lanka. Valeu o (meio) bilhete que paguei.

Sunday, March 15, 2009

Cortiça

National Geographic Portugal, Março 2009:

  • 800 mil milhões anuais em exportações portuguesas de cortiça.

  • O montado de sobro possui 50% da área mundial em Portugal e Espanha, sendo 23% da área total florestal de Portugal, cerca de 700 mil hectares. «O habitat em que se integra é riquíssimo, albergando espécies emblemáticas como o lince e a águia imperial, o que lhe permite apresentar-se como um caso de equilíbrio entre uma actividade socioeconómica lucrativa e a preservação de valores ambientais.»

  • «O espaço é um ambiente familiar para este material, dado que tanto a NASA como a ESA o aplicam nas suas missões, como escudos térmicos e isolante contra vibrações, prova das propriedades físico-químicas excepcionais: a sua estrutura molecular contém 90% de ar, o que lhe confere grande capacidade de compressão sem ser danificada. O facto de ser muito resistente ao fogo - herança genética do ambiente seco e quente em que vive - torna-a adequada a estruturas aeroespaciais.»

  • As rolhas: «Considerando todo o processo, incluindo a produção, transporte, engarrafamento e fim de vida, as emissões de CO2 (associadas ao fenómeno de aquecimento global) são dez vezes superiores nos vedantes plásticos e 24 vezes nas cápsulas de alumínio. Só o montado de sobro português fixa até 4,8 milhões de toneladas de CO2 por ano, prevenindo simultaneamente a desertificação e o empobrecimento dos solos (...).»

Thursday, March 12, 2009

Before the Devil Knows You´re The Wrestler

Filme grande, assinado por um realizador da velha guarda, Sidney Lumet, e protagonizado por dois grandes actores, Phillip Seymour Hoffman e Ethan Hawke. Uma intensa espiral de crime e castigo - na linha do recentemente visionado Cassandra´s Dream, mas com consequências mais marcadas. Bom.

Definitivamente, Darren Aronovsky e eu, eu e ele, não temos uma relação fácil. Ainda me falta ver o seu primeiro, o Pi, mas tanto Requiem For A Dream como The Fountain me deixaram um trago amargo, cada um por diferentes razões. Este The Wrestler não me maravilhou, ao estilo do anterior, apesar de ser potencialmente maravilhoso (de acordo com a maioria da opinião cinéfila). A referência directa a The Passion Of The Christ tornou-se-me numa indirecta nas cenas mais sangrentas dentro do ringue - mais alguém achou isso? Mickey Rourke tem aqui um regresso em grande, é verdade, mas já as secundárias Evan Rachel Wood e Marisa Tomei achei, mais que isso, terciárias.
.
Pormenor curioso: Tomei participa em ambos os filmes, maioritariamente despida, que é como quem diz de maminhas ao léu; pormenor menos curioso: no primeiro não tem piercings nos mamilos (blargh!!).

Wednesday, March 11, 2009

Sabiam que... #4

  • 45% dos chineses residentes em áreas urbanas correm riscos de saúde devido a stress, registando-se as taxas mais elevadas entre os estudantes do 10º ao 12º ano. (Fonte: National Geographic Portugal, Agosto 2008)

  • A Alemanha é o maior investidor estrangeiro em Portugal.

  • Berlim é 2ª capital nas importações e exportações portuguesas.

  • Cerca de 120 mil portugueses residem na Alemanha.

(Fonte: Revista Visão)

Sunday, March 08, 2009

A Viagem do Elefante #5

"... os azares da vida determinaram que (salomão) tinha de ganhar o triste pão de cada dia transportando troncos de árvore de um lado para o outro ou aturando a curiosidade boçal de certos amadores de espectáculos circences de mau gosto. As pessoas estão muito enganadas a respeito dos elefantes. Imaginam que eles se divertem quando são obrigados a equilibrar-se sobre uma pesada esfera metálica, numa reduzida superfície curva em que as patas mal conseguem encontrar apoio. O que nos vale é o bom feitio dos elefantes, especialmente dos oriundos da índia. Pensam eles que é preciso ter muita paciência para aturar os seres humanos, inclusive quando nós os perseguimos e matamos para lhes serrarmos ou arrancarmos os dentes por causa do marfim. Entre os elefantes recordam-se com frequência as famosas palavras pronunciadas por um dos seus profetas, aquelas que dizem, Perdoai-lhes, senhor, porque eles não sabem o que fazem."

"(...) Cornaca é o nome que se dá àqueles que conduzem os elefantes, Nesse caso, o general cartaginês também deve ter trazido cornacas no seu exército, Não levaria os elefantes a lado nenhum se não houvesse quem os guiasse, Levou-os à guerra, À guerra dos homens, A bem dizer, não há outras. O homem era filósofo."

"Bons tempos foram aqueles em que uma pessoa caía do alto de uma montanha para ir esborrachar-se, mil metros abaixo, no fundo de um vale já coalhado de costelas, tíbias e crânios de outros aventureiros igualmente desafortunados. Aquilo, sim, era vida."

"Entre falar e calar, um elefante sempre preferirá o silêncio, por isso é que lhe cresceu tanto a tromba que, além de transportar troncos de árvores e trabalhar de ascensor para o cornaca, tem a vantagem de apresentar um obstáculo sério para qualquer descontrolada loquacidade."

Friday, March 06, 2009

The Air I Breathe

Que filme "tãããnn stúúúúpido"!! O mais ridículo é que as poucas cenas cómicas (que eu não esperava neste dramalhão) resultam, principalmente a do Forest Whitaker na mota. Já as cenas pseudo-emocionais roçam o amadorismo, especialmente as de Kevin Bacon (onde te foste enfiar, rapaz...).
.
Os apreciadores deste filme, cuja apreciação me fez pô-lo na lista "Tenho que ver" elogiam especialmente Sarah Michelle Gellar. Sim, faz um bom trabalho, não digo que não, mas não acho nada de extraordinário. Achei Brendan Fraser impecável, Andy Garcia repetitivo e Whitaker wanna be comovente. Já a banda sonora, alguém ma arranja?!
.
Agora coisas boas: esta e esta. Looking good :D

Thursday, March 05, 2009

The Private Lifes Of Pippa Lee

Se há coisas irresistíveis são filmes com elencos fabulosos. Veja-se este: Robin Wright Penn, Keanu Reeves, Julianne Moore, Alan Arkin, Winona Ryder, Maria Bello, Monica Bellucci e a Gossip Girl Blake Lively, que parece que dá aqui "o" salto.
.
Não faço ideia da história por trás de tanto nome, apesar de ter visto o trailer, mas promete.

Sunday, March 01, 2009

Academy Awards 2009

Ok, já percebi que perdi uma cerimónia fabulosa, muito graças ao musical Hugh Jackman. Isto de andar entretida lá no "Escabo Verde" tem destas coisas. Mas é bom saber que a minha Kate Winslet lá venceu, o intenso Sean Penn é um senhor, e a dupla Tina Fey + Steve Martin só podia ser hilariante. Quanto à nuestra hermana Penélope Cruz, ainda não vi o Vicky, mas agora estou MESMO curiosa.