Sunday, January 27, 2008

Lions For Lambs

Excelente filme que explora até ao tutano a complexidade de motivações que é o Homem. Tendo como tema de debate as intervenções militares dos EUA no Afeganistão e no Iraque, apresenta diferentes pontos de vista e disposições do papel americano no mundo. Tom Cruise num personagem igual a si próprio: megalómano, ultra-ambicioso, ultra-confiante e ultra-radical na sua crença política/religiosa; resumindo, alguém que adora ouvir-se falar e não concebe o mundo de outro prisma senão o seu. Robert Redford não podia encontrar alguém mais adequado para tal personagem. Meryl Streep impecável como sempre. Michael Peña e Derek Luke são comoventes no retrato de "irmãos" apesar de acabarem como"carne para canhão". Didático e imparcial (até certo ponto).

Thursday, January 24, 2008

Autralian Open Quarters

Wow... a Sharapova jogou que foi uma brutalidade... é que ninguém dá 6-0 à Henin...!
Como comenta a senhora, o que mais impressionou foi a capacidade de movimentação da russa, para além de, claro, tudo lhe sair bem... é que uma das qualidades de top de Henin é precisamente essa, o fabuloso jogo de pés e a facilidade de movimentação (neste vídeo não aparece mas há um contra-amorti... jázuxx!) e vê-se que Sharapova melhorou (e muito mesmo) nesse aspecto. O resto já estava lá. Fabuloso.

Uma delícia para quem gosta de bom ténis. Enjoy ;)
.

Tuesday, January 22, 2008

...Shock...

Heath Ledger, o Joker do próximo Batman, 28 anos, overdose... no way...
.
Como é possível isso ainda acontecer?
.
Estupidez.
.
Ironia das ironias, encarnou na perfeição um junkie moribundo em Candy.
.
What da f***???

Woooooowwwww

Acabo de ser informada pela muito apreciada RTP2 que Dexter estreia dia 4... wow!

Eu já vi a 1a Season mas não deixa de ser o acontecimento do ano (pelo menos até agora). Muito boa. Tenho a 2a season à minha espera mas acho que vou aguardar e dar audiência à RTP2, só porque são uns fixes :D


Sunday, January 20, 2008

Nip / Tuck, O Colosso

Ao assistir à 2ª temporada, dou-me conta que anteriormente só tinha visto episódios esporádicos desta fabulosa season e que apanhei o bichinho no episódio que orbita em torno de uma ex-prostituta possuidora de estigmas de crucificação nos pulsos. Depois disso, vi toda a 3ª temporada. Pois bem, só agora me apercebi do colosso que é a 2ª, repleta de episódios daqueles a que eu chamo de "jaw-droppers", pois é o efeito literal que têm em mim.

Com uma vilã fabulosa, Ava Moore, magistralmente interpretada por Famke Janssen, a dinamarquesa que encarnou Jean Grey na saga X-Men, oferece-nos cenas magistrais como o confronto com Julia, quando a esta é revelado da forma mais imprevisível (momento jaw-dropping, mais um) que Ava é mais do que uma "life coach" para Matt; ou o episódio brutal em que Julia, sob o efeito de anestesia, alucina sobre uma vida alternativa se tivesse optado por casar com Christian e não com Sean... "I´m the angel of death" e o beijo do Anjo da Morte; a resolução da relação Aidan/Ava no Season finale... brutalíssimo tudo!!

Christian Troy, o playboy que adoramos por ser um personagem tão bem escrito que provavelmente roça a perfeição, tem nas suas mãos a maioria das melhores tiradas e muitos dos momentos mais enternecedores, sendo um deles a despedida do "filho" Wilber, com Rachel Yamagata a dar o seu toque musical, e outro a entrega e "descoberta" nas mãos de Natasha, uma personagem cega interpretada por Rebecca Gayheart.
..

Como se vê, são muitos os actores com nome que apimentam ou açucaram as tramas em personagens secundários: para além de Janssen e Gayheart, podemos ver Vanessa Redgrave como a sufocante mãe de Julia (mãe e filha na vida real também), Alec Baldwin no 2nd Season finale, Rhona Mitra como Kit McGraw na magnífica Season 3, numa personagem jaw-dropping, Jacqueline Bisset na Season 4 como a vilã James, Rosie O´Donnel, Alanis Morissette, Sanaa Lathan, Brooke Shields (Season 4), Portia DeRossi (Season 5), etc..

Depois há a questão do conteúdo sexual que, ao contrário de séries como Californication, não o retrata de forma barata ou despropositada. Retrata-o como um jogo entre iguais, e isso é altamente difícil de atingir.
..
A banda sonora é um dos trunfos incontornáveis de Nip / Tuck, sendo recorrente ouvirmos Gotan Project ou Nouvelle Vague. Nas cenas de intervenção cirúrgica é escolhido um tema que complemente a cena com uma exactidão brincalhona, desde Rolling Stones a Scissor Sisters.

Um colosso da ficção televisiva, imprescindível para a minha necessidade de entretenimento audiovisual. Tudo o resto é palha.

Monday, January 14, 2008

Jesse & Charlie







Casey Affleck yeeaahh!!




(um fofo)















Só não me convenceu a performance de Brad Pitt, que actua aqui como na saga Ocean´s mas, em vez de brincar constantemente com "comes e bebes", agiliza o charuto. Casey Affleck é ar fresco, vindo também da saga Ocean´s e brilhando pela mão do irmão Ben em Gone Baby Gone. Nomeação para Oscar...?

Este The Assassination Of Jesse James By The Coward Robert Ford explora a infinita complexidade humana. Jesse James (Pitt) é o ladrão (e assassino) mais famoso da América, objecto de admiração durante a sua vida, sendo focada a admiração juvenil de Ford (Affleck), e de adoração após a sua morte às mãos do mesmo. Como consequência, Robert Ford vê-se ostracizado pela sociedade que o acusa de cobardia.

A meio do filme, numa das poucas cenas (se não a única) em que Jesse e Bob se encontram sós, pode-se adivinhar uma certa vibe Brokeback Mountain... fosse Ang Lee atrás da câmara, saía dali algo mais que uma sugestão... ou não.

Concluindo, Ford trai James em busca de fama, reconhecimento e, acima de tudo, gratidão, mas sai-lhe o tiro pela culatra. Literalmente.





Tom Hanks yeah yeah yeaaaahhhh!!!


(faz tudo)
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Uma pessoa quase que se esquece que Tom Hanks é aquele actor capaz de tudo. Depois de o ver neste filme, relembrei-me das suas personagens obras-primas: Big, Philadelfia, Forrest Gump (Oscar em cheio), Cast Away e The Terminal. Este Charlie Wilson´s War é mais uma a acrescentar a essa lista impressionante.
.
E a química com Julia Roberts não é de desprezar, uma actriz adorada e com uma lista não menos impressionante: Pretty Woman, Hook, Erin Brokovich (Oscar em cheio), Ocean´s 12 e Closer.
.
Um argumento coeso e tão intenso que algumas vezes me perdi naqueles jogos políticos de interesses/emoções, mas que conta uma história muitas vezes esquecida: os americanos financiaram os afegãos a expulsarem os (bárbaros) soviéticos e depois... depois abandonaram a war zone e «fucked the end game.»

Tuesday, January 08, 2008

Annie Leibovitz @ Vanity Fair

O ano de 2007 em fotos, as melhores, claro, são as de Leibovitz ;)
oo
The golden boy...
May: Leonardo DiCaprio at the Jökulsárlón glacier lagoon in southeast Iceland.
oo
The Ring
March: Jessica Biel, Djimon Hounsou, Sylvester Stallone, Tobey Maguire, Forest Whitaker, and Robert Downey Jr. step into the ring for the Hollywood Noir issue.
oo
The All-Mightys

July: Secretary of State Condoleezza Rice on one of the Bono-graced Africa-issue covers.

Mais espreitadelas @ http://www.vanityfair.com/magazine/2007/12/yearinphotos_portfolio200712

Friday, January 04, 2008

Frases do Ano

"I love mankind, I just can´t stand people."

“Life is pretty much in the grays for the most part and if you insist always on black and white... you are going to be very unhappy.” BLYTHE DANNER (Anna) - The Last Kiss

"You´re left with only your scars to mark the void. All you can choose to do is go on or not. But if you go on, it´s knowing you carry your scars with you." - Cold Mountain, pp. 421

"A culpa é da vontade que vive dentro de mim." - António Variações

"Don´t you realize that I like you, the way I hardly look at you and never talk to you??" - Cristina Ricci in Life Or Something Like It

Summer: "Do you know that movie that the boys made us watch, with the gay guys up in the mountains?", Marissa: "Lord Of The Rings...", Summer: "Exactly." ....... lol......

"And now I tell you openly / You have my heart so don´t hurt me." - Dolores O´Riordan, The Cranberries

"I am your profits and your prophets." - Alanis Morissette

"I´ll be thinking about you." - Norah Jones

(inter-rail...)

"Don´t stop this train, don´t for a minute change the place you´re in." - John Mayer

"I bet your fortune it´s with me you belong" - Nina Persson

"We can easily forgive a child who's afraid of the dark; the real tragedy of life is when men are afraid of the light." - Platão

"A ship in a bottle wont sail." - Dave Matthews

"Tem cuidado e tira a teima / Porque aquilo que sou fere, rasga e queima." - Clã

"And fatherland raped motherhood / And told her it was for the global good." - Frente

"The first cut is the deepest." - Sheryl Crow


"I am not a nationalist. I´m an internationalist. Nationalism only brings wars." - Charlie Chaplin

A vencedora é mesmo esta pérola genial:

"You´ll never look like Angelina and you´ll never sleep with Brad." - Christian in Nip / Tuck

Viva o Ryan Murphy!!

E o Charlie Chaplin!! Apesar de já não viver, mas... viva!!

Thursday, January 03, 2008

Cinema 2007 - Top 10

And the winner is...

1- Marie Antoinette
2- Casino Royale
3- Elizabeth - The Golden Age
4- Zodiac
5- The Painted Veil
6- Bourne Ultimatum
7- The Brave One
8- Breaking & Entering
9- A Good Year
10- The Fountain
oo
Um ano fraco em que foram mais os filmes maus que os bons... agora, neste ano novo, estreiam uns quantos apetecíveis.

Filmes Maus: Spider Man 3, Pirates Of The Caribean - At World´s End, Fur.

Não Aquece Nem Arrefece: Little Children, Flags Of Our Fathers, Sunshine, The Good Shepperd, Ocean´s 13, I Am Legend, A Perfect Stanger, The Devil Wears Prada, Notes On a Scandal.