Saturday, November 28, 2009

Brothers I Love You




Fraco. Confuso. Deixa muito a desejar. O elenco de luxo não chega para carregar uma história às costas. Rachel Weisz e Mark Ruffalo em registos mais soltos, Adrien Brody a fazer olhinhos de carneiro mal morto, Rinko Kikuchi em modo repeat.






Fraquinho. Este New York I Love You não está à altura do seu antecessor Paris Je T´Aime. Estranha opção por actores de créditos não firmados mas de carinha laroca como Hayden Christensen, Rachel Bilson, Blake Lively, Brandon Cooper, Orlando Bloom, etc.

Sunday, November 22, 2009

The Geography of Bliss #2

"A maioria das cidades é maior do que o necessário. Para lá de certo ponto, as desvantagens da vida urbana começam a pesar mais do que os benefícios."

"A população total da Islândia é de apenas trezentas mil pessoas, sensivelmente a mesma (...) de uma qualquer paragem de autocarro na China."

"A Islândia é realmente uma família. Geneticistas descobriram que cada pessoa daquela país está ligada a todas as outras, recuando sete ou oito gerações."

"Ter múltiplas identidades (mas não múltiplas personalidades) é favorável à felicidade. Esta ideia é contrária à crença que pervalece nos países ocidentais, segundo a qual a especialização é considerada o bem mais precioso. Académicos, médicos e outros profissionais dedicam uma vida inteira a aprender mais e mais acerca de menos e menos. Na Islândia, as pessoas aprendem mais e mais acerca de mais e mais."
Eric Weiner

Wednesday, November 18, 2009

Sabiam que...#18

  • Cerca de 60% dos veículos de transporte de mercadorias em circulação no país fazem-no sem qualquer tipo de carga.

  • Em 2010, 77% do consumo de energia no sector será rodoviário, 15% marítimo, 13% aéreo e apenas 2% ferroviário, apesar de em termos de eficiência energética e carbónica ser o modo mais eficiente em transporte de passageiros e de mercadorias. A rede rodoviária nacional tem 16,4 mil kms (IP´s e IC´s), incluindo 3 mil kms de auto-estradas.

  • Mais de 90% das águas minerais naturais e de nascente consumidas em Portugal Continental têm origem natural. Das 1762 massas de água de superfície que existem em Portugal Continental, 912 (52%) estão em risco de não atingir um bom estado ecológico, em 2015, como preconizado na DQA. · Em 91 massas de água subterrâneas, seis estão em risco e 22 em dúvida.

  • Vaxjo, Suécia, é a cidade mais verde da Europa; entre 1990 e 2006, a política ambiental do governo permitiu reduzir emissões de carbono em 9% ao mesmo tempo que a economia cresceu 44%.

  • Actualmente, segundo dados da AIE, o petróleo corresponde apenas a 1,6% da energia consumida pelos suecos, e o carvão 1,6%, enquanto a hídrica tem 46,1%, as renováveis 5,2% e a nuclear 45,4%. Introdução de portagens em 2007 ao entrar em Estocolmo permitiu reduzir 20% o uso do automóvel particular.

  • Portugal é em 2008 a 5ª potência mundial na produção de energias renováveis; em 2020 pode atingir a meta dos 31% de fontes renováveis no consumo global de energia do país.

  • 42% da electricidade é produzida a partir de fontes renováveis em 2007; a meta a atingir me 2010 é de 45%. De 2000 a 2006 houve um aumento de 3,7% no consumo de energia eléctrica em Portugal.

  • Média de 120 litros de água consumida por cada português por dia.

  • Na maioria dos sistemas de distribuição ocorrem perdas de água na ordem dos 40%; dos resíduos produzidos, 5,5% são enviados para reciclagem, e em 2007 haviam 344 habitantes por ecoponto.

  • Média de 150 tep/1000€ PIB de intensidade energética da economia portuguesa; a média da EU é de 120 toneladas de petróleo para produzir 1000 de riqueza.

  • O Aqueduto das Águas Livres, em Lisboa, foi inaugurado em 1748 durante o reinado de João V e é a maior ponte de pedra do planeta, tendo o maior arco em ogiva do mundo.

  • Portugal é o país europeu com maior défice na implantação da Agenda 21 Local.

  • Gelos do árctico recuaram 6-7% no Inverno e 10-12% no Verão nos últimos 30 anos, segundo o Programa das Nações Unidas para o Ambiente.

  • As superfícies terrestres cobertas de neve fundiram 7-10% no hemisfério norte, entre Março e Abril, nos 3-4 últimos decénios; neve e gelo reflectem 70-80% da energia solar, enquanto a água a absorve.
  • A pegada ecológica de Portugal é de 4,5 ha globais por pessoa, 2 vezes e meia acima da média aceitável para o planeta, 1,8 ha.

  • O nível do mar na Austrália subiu anualmente 8,6 mm em contraste com a média global de 3 mm; ao longo do último século a subida média do nível do mar era de 1,7 mm anualmente, valor que duplicou a partir de 1993. 80% da população australiana vive em zonas costeiras.

  • China e EUA são responsáveis por mais de 40% das emissões de GEE globais.

  • As emissões do Japão, o 5º maior emissor do planeta, caíram 6,2% no ano 2008/2009. O Japão comprometeu-se, no âmbito de Quioto, a reduzir as suas emissões de GEE 6% abaixo dos níveis de 1990/1991.

  • O IPCC pede aos países mais ricos uma redução de 25-40% das emissões até 2020, em relação a 1990, e aos mais pobres de 15-30%, em relação à actualidade. O nível de redução que os EUA prevêem atingir com a nova legislação equivalerá a uma redução real de apenas 4% em 2020, quando o pretendido é 25-40%.

  • A desflorestação da Amazónia caiu no último ano para o nível mais baixo desde 1988. Entre Julho de 2008 e Agosto de 2009, foram derrubados 7008 quilómetros quadrados de floresta, menos 45 por cento do que na estação anterior, segundo dados divulgados anteontem pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

  • O pico máximo da desflorestação ocorreu em 1994/95, quando se perderam 29 mil quilómetros quadrados de floresta – o equivalente a quase um terço da área de Portugal. Outro pico teve lugar em 2003/2004, com 27 mil hectares. Desde então, o valor tem vindo a cair, salvo uma ligeira subida em 2007/2008. (Fonte: Ecosfera)

  • Portugal é o 5º país na lista dos países com maior fosso entre ricos e pobres, uma classificação feita pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Do ponto de vista da desigualdade só Hong Kong (1º), Singapura (2º), EUA (3º) e Israel (4º) estão em situação pior. O coeficiente de Gini que o PNUD atribuiu a Portugal foi de 38,5 (numa escala em que zero representa a igualdade absoluta e 100 a desigualdade absoluta). O PNUD afirma que os 10% mais pobres da população portuguesa detêm apenas 2% do rendimento nacional, ao passo que os 10% mais ricos detêm 29,8% do mesmo. (Fonte: Resistir)

Saturday, November 14, 2009

Então diz que...



...os meus Cranberries vêm cá?! 10 de Março Campo Pequeno?!




.
Diz que sim. As minhas preces vão sendo ouvidas. Já só faltam John Mayer, Kings of Leon e The Cardigans ou A Camp.

Eu já lá estou.

Wednesday, November 11, 2009

Macy Gray @ Coliseu



Os lugares sentados na plateia foram uma ideia menos feliz. Em pé é que a gente dança. E Macy Gray não é de embalos, é de ritmos bem marcados e de uma banda que vale 70% do espectáculo, especialmente as vozes de apoio/coristas.

Bom.

Sunday, November 08, 2009

This Is Doubt



Para quem tem curiosidade em ver os kings nos bastidores e a ensaiarem um espectáculo, this is it.

Michael Jackson pode paracer um boneco tanto pelas plásticas como pelos truques dançarinos, mas surpreende pela candura e atitude "make love not war".



Para quem quer ver os kings a degladiarem-se vestidos de sotaina, this is it too.

Amy Adams intromete-se no meio dos gigantes Meryl Streep e Phillip Seymour Hoffman com a maior das naturalidades. Já em Enchanted conquistou meio mundo.
.
Mas o grande monstro do filme é mesmo Viola Davis que apesar dos parcos minutos em que dá um ar da sua graça, rebenta com tudo.

Wednesday, November 04, 2009

Skunk Anansie @ Coliseu de Lisboa


Entrada em palco de Skin, no mínimo original - um ser alienígena em formato pompom saltitão prateado gigante. Muito bom.


Jovem (alto) cavalheiro há minha frente que estava mais preocupado com o facto de EU ver/não ver do que propriamente de ELE ver/não ver - um fofo, portanto.


Falha grave ao não tocarem a minha pref, Lately.

Saldo positivo, portanto.