8 Setembro (6ª) e 9 de Setembro (Sáb.) - Piratas das Caraíbas: O Cofre do Homem Morto
Sequela de um género recuperado com inesperado sucesso em A Maldição do Pérola Negra, este segundo filme segue a fórmula mágica do seu antecessor: piratas+aventura+Johnny Depp=sucesso. As sequências mais conseguidas assentam no humor físico resultado do inevitável capitão Jack Sparow, personagem que se tornou num ícone cinematográfico e valeu a nomeação para Oscar a Johnny Depp no primeiro filme. Outros pontos de interesse são o esboço de um triângulo amoroso e os fantásticos efeitos especiais na caracterização do vilão de serviço, interpretado por Bill Nighy (O Amor Acontece, 2003). Se Orlando Bloom repete o "arquétipo de herói puro pouco credível" (Première, Agosto 2006), Keira Knightley, actriz britânica nomeada ao Oscar pela sua interpretação de Elizabeth Bennet em Orgulho e Preconceito (Joe Wright, 2005), impõe a sua presença e dá um ar da sua graça, brilhando «com a sua luz muito própria» (Première, Agosto 2006), apesar da sua personagem ser um suporte ao encanto de Sparrow/Depp (quase inseparáveis). De menos bom, apenas há a referir as reviravoltas excessivas e desnecessárias, dando a impressão de um final "arrancado em cima do joelho".
15 de Setembro (6ª) e 16 de Setembro (Sáb.) – Carros
Filme de animação do criador de Toy Story e Uma Vida de Insecto, Cars conta a história de Lightning McQueen (voz de Owen Wilson, actor de Os Fura Casamentos), «um jovem carro de corridas, aliciado pela celebridade e pelo sucesso, que, na sequência de um acidente, fica inesperadamente retido em Radiator Springs» (Première, Junho 2006). Entre peripécias, McQueen lida com personagens invulgares como Sally (voz de Bonnie Hunt), Doc Hudson (Paul Newman) e Matter (Larry the Cable Guy), que lhe ensinam valores mais importantes que meros troféus e fama. Luís Salvado, crítico de cinema, dá cinco estrelas a este filme, o equivalente a magnífico, na revista Première de Julho: «Para todos, sem excepção. A Pixar voltou a provar que tem um currículo sem falhas, sem rival no campo da longa-metragem animada (...). Temas adultos são abordados sem prejuízo de uma componente de entretenimento sensível a todas as idades. (...) Carros é um excelente filme (...)».
29 de Setembro (6ª) - Crianças Invisíveis
Filme dividido em sete capítulos, cada um assinado por um realizador diferente, abordando a condição das crianças em diferentes pontos do planeta. Mehdi Charef filma um rapaz de doze anos dentro de um grupo de combatentes armados em África; Emir Kusturica (A Vida É Um Milagre) conta a história de um jovem de etnia cigana; Spike Lee (O Infiltrado) segue a vida de uma adolescente de Brooklyn; Kátia Lund filma dois meninos de rua de São Paulo; Ridley Scott (Reino dos Céus) e a filha Jordan Scott seguem um fotojornalista traumatizado; Stefano Veneruso revela a vida de um jovem criminoso de Nápoles; e John Woo (Missão Impossível 2) apresenta a relação entre um órfão e um homem rico e atormentado. O crítico de cinema João Miguel Tavares escreve na Première de Julho que o melhor do filme são «as curtas de Kátia Lund, John Woo e Emir Kusturica. É Woo quem assina a abordagem mais complexa (...), porque demonstra que o sofrimento não tem uma relação unívoca com a pobreza. (...) O que vale a pena, para além do episódio de Woo, é o de Kusturica, no seu habitual delírio balcânico, e também o de Lund, co-realizadora de Cidade de Deus, que transporta toda a energia das favelas brasileiras para o grande ecrã (...)».
30 de Setembro (Sáb.) - Edison
Neste thriller sobre a corrupção policial, Morgan Freeman (Million Dollar Baby - Sonhos Vencidos) e Kevin Spacey (Super-Homem: O Regresso) encabeçam um elenco que inclui a estrela pop Justin Timberlake, a estrela rap LL Cool J (O Recruta) e Dylan McDermott. O filme segue um repórter (Timberlake) que investiga uma força policial que aparenta controlar o crime da cidade de Edison.
Wednesday, September 20, 2006
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment