Saturday, December 02, 2006

Energias Renováveis

National Geographic Agosto 2005

"Mais Poder – Onde estará a próxima solução energética?
Energia Solar: energia grátis com preço (pág.18)
(...) Aos níveis de eficiência actuais, seriam precisos cerca de 26 mil km2 de painéis solares para satisfazer todas as necessidades de electricidade dos EUA: segundo cálculos do Ministério da Energia dos EUA, esses painéis ocupariam apenas 7% dos telhados e passeios nas zonas urbanas. (...) Maioritariamente utilizados para aplicações térmicas, há cerca de 260 mil m2 de painéis solares instalados em Portugal.”

Energia Eólica: festim ou penúria?
(...) O total da capacidade eólica instalada na Dinamarca eleva-se actualmente a mais de três mil megawatts e satisfaz cerca de 20% das necessidades da energia eléctrica do país. Em toda a Europa, generosos incentivos criados para reduzir as emissões de dióxido de carbono provocadas pelo petróleo e pelo carvão provocaram um crescimento explosivo da energia eólica. O continente europeu é líder mundial no sector eólico, com quase 35 mil megawatts, equivalentes a 35 grandes centrais a carvão. Em Portugal, com o incremento da última década, a capacidade instalada é de 682 MW, correspondentes a 76 parques. (...)

Do lado das vantagens, a eólica e a solar podem proporcionar aquilo a que se chama energia distribuída: geram electricidade em pequena escala, perto do consumidor. Não é possível criar uma central a carvão privada, mas qualquer pode possuir uma turbina eólica, com baterias para os dias calmos. Quanto maior for o número de casas a produzir energia eólica, mais pequenas e baratas serão as centrais electroprodutoras e as linhas de transporte de electricidade

Biomassa: Cultive Combustível
(...) Apesar do ritmo lento, o mercado nacional de biomassa está agora muito activo e até final do ano representará 3% do consumo português de gasóleo. Aliás, também a biomassa pode ser usada para produção de energia eléctrica. (...) Em Portugal, desde 1999, há uma unidade industrial em Mortágua com uma potência instalada de 9 MW (o mínimo de rentabilidade estimado para uma unidade deste tipo).

Fusão: O Fogo Intermitente
A fusão é a mais prometedora das fontes energéticas do futuro, o fogo das estrelas nos lares humanos. Produzida no momento em que dois átomos se fundem num só, a energia por fusão poderia satisfazer enormes quantidades da procura no futuro. O combustível duraria milénios. A fusão não geraria resíduos radioactivos de longa duração, nem matéria para os terroristas ou os governos transformarem em armamento. Exige igualmente um dos mais complexos equipamentos existentes sobre a Terra.
(...) A fusão nuclear a quente é difícil, porque o combustível precisa de ser aquecido a uma centena de milhões de graaus aproximadamente, até que os átomos comecem a fundir. A essas temperaturas, o hidrogénio forma um vapor agitado e indisciplinado de partículas carregadas de electricidade, chamado plasma.. “O plasma é o estado mais comum da matéria em todo o universo, mas também é o mais caótico e menos facilmente controlado”, diz um físico. O desafio associado à criação e contenção do plasma é de tal forma grande que, até agora, nenhuma experiência de fusão rendeu mais de 65% da energia despendida para desebcadear a reacção."

No comments: