Wednesday, December 26, 2007

All Hail Sweden

Para além de ser a nação dos meus queridos Cardigans, são um exemplo para todas as outras. A preocupação ambiental faz parte dos anais Suecos há muito tempo, enquanto que os poderosos só recentemente se aperceberam da sombra que projectam sobre si próprios (os queridos EUA, gosto tanto deles, nem por isso, com Quioto ainda fora dos seus planos).

Então toma: notícia do jornal Público a 18.12.2007: Suécia ultrapassa objectivos de redução de emissões impostos por Quioto. Pimbas! Vai buscar!!

«A Suécia reduziu cerca de nove por cento as suas emissões de gases com efeito de estufa entre 1990 e 2006, ultrapassando os objectivos fixados pelo Protocolo de Quioto (...).
(...) Este país da Escandinávia, caracterizado pelo seu compromisso em matéria de protecção ambiental, registou, no mesmo período, um forte crescimento económico.

“Estas evoluções na Suécia dão-nos uma hipótese de provar aos países cépticos que é possível conciliar crescimento económico e redução de emissões”, disse o ministro do Ambiente Andreas Carlgren, citado no comunicado. “Isto significa que podemos encorajar os países industrializados que ainda não fazem o suficiente e convencer os países em desenvolvimento que o desenvolvimento sustentável da sociedade é possível”, acrescentou.

O Ministério sueco do Ambiente acrescenta que as emissões originadas no sector habitacional e de serviços foram reduzidas em mais de 50 por cento desde 1990, graças à utilização de energias menos poluentes para aquecer as casas. A Suécia pôs em circulação autocarros com “energia limpa” para garantir o transporte público nas principais cidades. Desde o Verão passado, Estocolmo – onde os autocarros funcionam a etanol – dotou-se de uma portagem urbana para desencorajar a circulação rodoviária.»

Mais uma vez... all hail Sweden! Ai estou tão lá!!

No comments: