Wednesday, May 07, 2008

All Hail Sweden II

Na revista Visão li: "Hotéis onde os hóspedes são aconselhados a beber água da torneira? Onde não entram alimentos produzidos com pesticidas? E o café, «100 por cento orgânico», é proveniente de um país em desenvolvimento mas transaccionado segundo as regras do comércio justo? Cidades em que a esmagadora maioria da população prefere andar de bicicleta e nos transportes públicos? Em que o conceito de ecocarro é uma realidade e o princípio do condutor/poluidor ganha popularidade? Uma companhia aérea que decidiu investir nos voos e «aterragens verdes»? As empresas têm directores cuja principal função é preocuparem-se com os ecossistemas? (...)
.
Bem-vindos ao reino da Suécia , um país que lidera quase todos os rankings de desenvolvimento humano e onde a «consciência ecológica» é levada muito a sério, como o demonstra a lista de avaliação do desempenho ambiental, elaborada pelas universidades de Yale e Columbia. (...)
.
Até porque uma das prioridades para o Governo de Estocolmo é recorrer à diplomacia económica para promover projectos como a symbiocity (www.symbiocity.org) e o desenvolvimento sustentado das zonas urbanas. De qualquer forma o protagonismo mediático deve caber à rainha Silvia, uma antiga plebeia de 64 anos, poliglota - fala seis idiomas, português incluido, e ainda linguagem gestual - que se tem distinguido pela promoção de diversas causas sociais: deficientes, crianças maltratadas, imigrantes... Filha de um empresário alemão e de uma brasileira, a monarca residiu vários anos em São Paulo e é apontada como uma das grandes responsáveis pela vitalidade da dinastia inaugurada em 1818 por Jean-Baptiste Bernadotte, antigo oficial de Napoleão Bonaparte."
.
E acrescentei um país na minha bucket list mental.

No comments: