Sunday, January 18, 2009

The Curious Case of The Changeling

Quis o destino (pensando melhor, quis a minha demanda cinematográfica) que me sentasse num cinema para ver estes filmes com poucos dias de intervalo entre um e outro. Tinha mais expectivas quanto ao filme de David Fincher, realizador de um filme que, se não é perfeito, andará por lá perto, Fight Club. Sendo assim, como já é habitual, acabei por gostar muito mais do outro, do relegado para segundo plano.

The Curious Case of Benjamin Button tem, antes de mais, um trailer portentoso, e assim salivei pela sua estreia. Sim, a caracterização impressiona (Como é que o puseram num corpo tão pequeno?), tem lá a bonita história de amor, vá, e o desfecho é heart-breaking, for sure. Mas falta ali qualquer coisa, um je ne sais quois. Arrisco uma falta de compaixão para com as personagens - essa opção achei genial em Zodiac, por exemplo. Mas este belo conto de F. Scott Fitgerald merecia algo mais. Mais emoção, talvez.

The Changeling é mais uma obra que para muitos será prima do mestre Clint Eastwood - isto porque nunca estou à vontade para definir algo como perfeito ou obra-prima - onde está esse limite? E, se existe, saberemos reconhecê-lo? Eu que não gostei minimamente das anteriores Mystic River e Million Dollar Baby.

Mais que isso, Angelina Jolie tem, de facto, o papel de uma vida. Pela primeira vez (ou será a segunda, Lisa em Girl, Interrupted...?), consegui vê-la desaparecer por completo na personagem - não é a hiper-mega-estrela-que-os-outros-fazem-dela que está ali a sofrer mas sim Cristine Collins. Assombrosa.


Começa bem 2009, sem dúvida. Ao sair da sala deparei-me com os "Brevementes": Doubt, Vicky Cristina Barcelona, Defiance, Reservation Road, Valkyrie e The Duchess... bela lista.

10 comments:

Loot said...

estive também para colocar a expressão "je ne sais quois", pois partilho o sentimento e curisoamente também me fez recordar Zodiac :)

O Changeling é bastante bom, mas eu adoro Eastwood e gostei dos outros que mencionas. O meu favorito é no entanto o "Letters of Iwo Jima" :D

bjs

Nia said...

Tenho k admitir k o Letters ficou a meio... isto pk o vi no pc e um filme daqueles não merece pc... Fica para mais tarde.

Anita said...

Como já sabes gostei bastante dos 2. O "Curious..." superou as elevadas expectativas e ao contrário de vocês eu senti de facto compaixão pelos personagens.

Quanto ao Changeling, não é de facto o melhor de Eastwood mas é sublime...e concordo com o que tu dizes sobre a Angelina...é mesmo isso.

Este início de 2009 promete bastante a nível cinéfilo:)

telma said...

estou ansiosa por ver a troca :D

Anonymous said...

QUERO ir ver!! ambos!! e mais alguns que hão-de estrear entretanto

Morcegos no Sótão said...

Ainda vou ver A Troca, mas o Benjamin já me marcou bastante. Combina com a forma como vejo a vida. ^^

Anyway, estou hiper mega curiosa para o Doubt, porque além de a Amy Adams me pôr os joelhos a tremer, Meryl Streep e Philip Seymour Hoffman são pessoas de respeitável estatuto!

Ainda bem que para a semana entro de férias!xD

MJNuts

Nia said...

Férias?? Como férias?? ;)

Amy Adams é a fofura total, isto sem ter visto o Enchanted :D Meryl Streep é... Meryl Streep. Flawless.

telmarrocha said...

Quem está 'Curious' sou eu que quero ver esses dois filmes obrigatoriamente. Pena que não tenhas gostado totalmente do Benjamin Button.

Beijinhos ;)

Morcegos no Sótão said...

Não viste o Enchanted? Opah, ela aí está a fofura ABSOLUTA! Arranjaram a princesa perfeita. A sério, ela no Conan a explicar como tinha de fazer quando as crianças a reconheciam e lhe perguntavam o que ela estava a fazer num aeroporto ou porque ela não estava de vestidinho...lol Excelente!

MJNuts

Nia said...

Lol Mary foi precisamente com essa cena no Conan em mente k me referi à Amy Adams e ao Enchanted :D naquela fracção de segundo wow deu pra ver k ela é especial ;)

bjos fica bem