Tuesday, February 10, 2009

Sabiam que... #3

National Geographic Portugal, Fevereiro 2009:

  • «A reserva russa de Kronotsky fica melhor como está: incólume, num esplêndido isolamento. Alguns lugares do planeta são tão maravilhosos e tão frágeis que o ideal seria que nem os visitássemos. Talvez devêssemos deixá-los em paz, isolados, e apreciá-los à distância.» Ya think??!

  • A França gera 77% da sua electricidade a partir dos 59 reactores nucleares espalhados pelo seu território. Coreia do Sul 35%, Japão 28%, Estados Unidos 19%, Rússia 16% e Reino Unido 15%. Ah gandas franciús!!

  • O projecto de arranha-céus rotativo no Dubai possuirá turbinas eólicas e painéis solares colocados entre cada piso que «deverão fornecer energia suficiente para alimentar todo o edifício e possivelmente outros situados nas proximidades.» Cada apartamento «custará entre 2 e 23 milhões de euros e mais de 1100 pessoas já se inscreveram na lista de espera do edifício.» Vou pensar nisso...

  • E esta: Funeral Ecológico, movimento a favor dos "enterros verdes" que começou em Inglaterra na década de 1990 e se espalhou pelo mundo desde então. «O embalsamento é dispensado e utilizam-se materiais biodegradáveis, como papel, em mortalhas, caixões e urnas crematórias.» Todos os anos enterram-se nos EUA 30 milhões de tábuas em caixões, incluindo madeiras preciosas tropicais, 90 mil toneladas de aço, 1,6 milhões de toneladas de betão e mais de 3 milhões de litros de líquido de embalsamento.

Eu cá também preferiria ser devolvida à Mãe Natureza como na tradição árabe: restos mortais envolvidos em pano e siga adubar a terra! Agora cinzas... cinzas não há volta a dar.

No comments: