skip to main |
skip to sidebar
Sabiam que... #4 / Dia da Terra
- Na Europa, a subida do nível do mar poderá ser até 50% mais acentuada do que a média global. Os ecossistemas mediterrânicos, incluindo os de Portugal, estão entre os mais vulneráveis a uma subida de 2 a 5º C.
- Num estudo a nível europeu sobre os impactos das alterações climáticas concluiu-se que, comparativamente, a Europa é um local privilegiado para enfrentar a situação durante o próximo século, mas um pouco pior do que se pensava, particularmente nas regiãos mediterrânica e montanhosas. Concluiu-se que os países mediterrânicos são os mais vulneráveis com o aumento das temperaturas e redução da precipitação, que implicará o aumento do risco de incêndio, a diminuição dos recursos hídricos, a perda de solos agrícolas e a alteração das espécies arbóreas.
- O Mediterrâneo tem 13.000 espécies de plantas endémicas, o segundo valor mais elevado a seguir aos Andes tropicais, e 150 espécies florestais endémicas (nativas exclusivamente de um local ou região). O sobreiro é uma delas.
- Portugal é reconhecido como um dos países da Europa com maior riqueza a nível de biodiversidade, ameaçada pelas alterações climáticas: as previsões apontam que até cerca de 1 milhão de espécies ficará extinta como resultado daquelas; um estudo feito com 1.350 espécies de plantas de montanhas europeias prevê que a taxa de extinção possa atingir os 60%.
- Portugal detém a maior extensão de sobreiros do mundo: cerca de 33% da área mundial; ocupa cerca de 21% da área florestal nacional e é responsável pela produção de mais de 50% da cortiça consumida em todo o mundo. O montado de sobro alberga importantes espécies como a águia-imperial e o lince ibérico, a espécie felina mais ameaçada no mundo e o carnívoro mais ameaçada na Europa; poderá estar extinto em 2011.
No comments:
Post a Comment