Monday, May 04, 2009

Sabiam que... #5

  • A China, um dos maiores poluidores do planeta e a terceira economia mundial, tenta descolar-se da sua dependência do carvão, de onde retira 70% da sua energia, ao pretender triplicar a sua meta para produção de energia eólica em 2020, prevendo um crescimento anual na ordem dos 20%. Actualmente é o quarto produtor de energia eólica do mundo, depois dos Estados Unidos, Alemanha e Espanha.

  • O Reino Unido vai construir centrais que capturarão o CO2: até 2025, esta tecnologia deverá permitir armazenar 100% das emissões. No final deste ano, Espanha terá a sua primeira unidade de captura de CO2, em León.

  • No sul da Europa, o potencial hidroeléctrico diminuirá entre 20 a 50% até 2070.

  • O turismo de natureza representa cerca de 9% das viagens dos europeus, tendo crescido 7% entre 1997 e 2004.

  • No Brasil, uma Lei Federal em vigor desde 2000 determina que 0,5% dos custos de projectos com impacto na conservação do ambiente sejam obrigatoriamente aplicados em medidas de mitigação e compensação.

"De um papel acessório em 2010, a energia renovável passará a ser a principal fonte de energia em 2050", estimou Wang Jun, director do departamento de renováveis na Administração Nacional Chinesa de Energia. Jun prevê um futuro dependente da energia solar e geotérmica para climatização, carros movidos a biocombustíveis e micro-geração de energia na casa das famílias.

Fontes: Público e National Geographic.

2 comments:

Anonymous said...

as coisas que se aprendem por aqui :D

Nia said...

lol :D

é uma esécie de método de estudo meu ;)