Monday, May 11, 2009

Sabiam que... #6

  • O Estuário do Tejo é o maior da Europa, com uma área molhada a variar entre os 300 e os 350 quilómetros quadrados, consoante a maré. O mesmo pode voltar a ter golfinhos nos próximos 30 anos devido à diminuição da poluição que se tem verificado. “A poluição no Tejo tem melhorado muito, o que se constata pela observação das espécies sensíveis.”- Maria José Costa, do Instituto de Oceanografia.

  • Investir-se-ão cerca de 500 milhões em obras para despoluir estuário natural do Tejo por duas empresas multimunicipais: o Sistema Multimunicipal de Saneamento do Tejo e Trancão (Simtejo), na margem norte do rio, e o Sistema Multimunicipal de Saneamento de Águas Residuais da Península de Setúbal (SimarSul), na margem sul. Centenas de quilómetros de condutas e várias estações de tratamento são o último esforço para despoluir o Tejo, contaminado pela cintura industrial da Grande Lisboa e de quase dois milhões de pessoas.

  • A Renault revelou esta semana em Paris o Kangoo eléctrico: a comercialização em larga escala está prevista para 2011.

  • Foi anunciado o projecto de montagem de uma rede nacional de postos de abastecimento para carregar as baterias dos carros eléctricos.


  • A Mars anunciou que se compromete a comprar só cacau produzido de modo sustentável. Até 2020, esta política vai abranger as barras Galaxy, Mars, Snickers, Twix e M&Ms.

Fonte: Público

  • Estocolmo foi recentemente eleita para primeira Capital Verde da Europa, em 2010, uma distinção criada pela Comissão Europeia. A capital sueca ampliou o sistema de transportes públicos, criou um sistema de portagens urbanas e aposta no abandono do petróleo: neste momento, 30 % dos autocarros e táxis são movidos a etanol de cana-de-açucar e outros combustíveis verdes. Um terço corresponde a biogás produzido com o metano dos esgotos e com o lixo orgânico. Mais de cem autocarros e muitos veículos particulares abastecem-se já em postos de biogás da cidade. O tempo máximo de espera por um autocarro é inferior a seis minutos; apesar de ser a região mais rica da Suécia, Estocolmo conta apenas com 402 carros por mil habitantes.

  • Em Malmö, as telhas dos prédios do bairro social de Augustenborg foram substituídas por relva para resolver o problema das crónicas inundações-relâmpago da zona: os telhados verdes absorvem metade da precipitação e travam a velocidade da água da chuva em 50%.

    «Pela primeira vez na história, o Ambiente pode ser uma saída para a crise, uma oportunidade para criar empregos.» - Andreas Carlgren, Ministro do Ambiente sueco.

Fonte: Visão

No comments: