Monday, May 18, 2009

Sabiam que... #7

  • Quase metade da electricidade (48%) consumida em Portugal veio de fontes renováveis, segundo a Associação das Energias Renováveis.

  • Mais de 300 catástrofes naturais fizeram, em 2008, 236 mil mortos e afectaram mais de 200 milhões de pessoas. Nove dos dez países mais flagelados são asiáticos, sendo que os países do Golfo foram, até agora poupados. No entanto, a subida do nível das águas ameaça o Bahrein, o Egipto e o Djibuti.

  • Ocorreu a primeira evacuação de uma ilha devido ao aquecimento global: as ilhas Carteret, na Papua Nova Guiné, onde a subida das águas ameaça o local onde vivem cerca de 2600 pessoas. Ironicamente, a população vivia «de um modo em que produziam talvez a menor quantidade de emissões de carbono do mundo - mas foram os primeiros a sofrer de forma tão drástica os seus efeitos. Nas ilhas não há carros, não há electricidade, não há televisão, não há telefones. »

  • Em Matosinhos, a Câmara prometeu instalar sistemas solares térmicos nos bairros sociais até 2012 de forma a que os moradores tenham água quente sem custos. A autarquia já está a distribuir 18 mil lâmpadas que poupam 20% de energia.

Fonte: Público

2 comments:

Isabel said...

E ainda há tanta gente que não valoriza uma boa gestão do ambiente, dos recursos energéticos, nem as medidas preventivas de eventuais catástrofes naturais. só darão valor, quiçá, quando tivermos de mudar de planeta pelo facto de não podermos andar na rua sem apanharmos umas queimaduras de 3º grau do calorzinho do sol. wake up, people!

Nia said...

Hell yeah! ;)