Wednesday, June 10, 2009

Portucale

Portugal é um dos 10 países mais pacíficos do mundo, segundo o último relatório do Índice Mundial da Paz divulgado Maio passado em Londres, «que coloca no primeiro lugar a Islândia e no último o Iraque. No índice, que avalia o pacifismo de 140 países e o seu nível de tranquilidade, Portugal aparece no sétimo lugar, a seguir à Irlanda e antecedendo a Finlândia. A lista dos 10 menos violentos por ordem decrescente é a seguinte: Islândia, Dinamarca, Noruega, Nova Zelândia, Japão, Irlanda, Portugal, Finlândia, Luxemburgo e Áustria.

Os países do G8 (os sete mais industrializados e a Rússia) obtêm posições muito diferentes, com o Japão na quinta posição, entre os 10 mais pacíficos, seguido do Canadá (11º), Alemanha (14º), Itália (28º), França (36º), Reino Unido (49º), Estados Unidos (97º) e Rússia (131º) na cauda do pelotão.

A classificação lançada em 2007 com 121 países, passou a integrar 140 países em 2008 e analisa 24 critérios internos e externos, como a contribuição para as missões de paz da ONU, o nível de criminalidade e o risco terrorista.»

Fonte: IOL Diário
.
Sempre me orgulhei desta nossa característica de brandos costumes; aliado ao facto de Nossa Senhora ser portuguesa, os tugas estão "na paz".

2 comments:

Bruno said...

Bora lá ter uma visão mais elaborada da coisa...

http://www.equalitytrust.org.uk/why/evidence/violence

http://www.equalitytrust.org.uk/why/evidence/imprisonment

Nesse site estão muitas outras estatísticas. Notem como o segundo link é sob uma escala logarítmica.

Nia said...

Bora