Friday, July 03, 2009

Sabiam que... #11

  • A Greenpeace denunciou a destruição da Amazónia por grandes marcas mundiais - marcas como Adidas/Reebok, Timberland, Geox, Carrefour, Eurostar, Honda, Gucci, Ikea, Nike e Tesco, tudo porque têm como fornecedores de matérias-primas explorações que fazem abates ilegais da floresta tropical, revelou o relatório “Slaughtering Amazon”.

Fonte: Público

  • A qualidade das águas balneares portuguesas melhorou durante o ano de 2008, com 98,6% das praias costeiras a cumprir a legislação, representando um aumento de quatro por cento em relação ao ano anterior.

Fonte: Público

  • Um estudo divulgado pela revista "Science" revela que níveis de dióxido de carbono na atmosfera são os mais altos nos últimos 2,1 milhões de anos.

Fonte: Público

  • Foram lançados os primeiros postos de abastecimento de veículos eléctricos em 21 municípios que se localizarão em parques de estacionamento públicos, centros comerciais, bombas de gasolina, hóteis, aeroportos, garagens particulares e vias públicas.

  • Portugal é o terceiro país da UE que utiliza mais energias renováveis. «Ainda que os portugueses sejam os sétimos nos 27 Estados-membros que menos gás natural consomem (6,8 por cento, quando a média da UE é de quase 40), compensam a sua pegada ecológica ao serem os terceiros que utilizam mais energias renováveis: 36,6 por cento – um valor apenas ultrapassado pela Estónia e Letónia, que ocupam o segundo e primeiro lugares, respectivamente. Contudo, ocupa o 11º lugar em termos de dependência das energias fósseis, com 19,3 por cento, e o sexto no consumo de energia eléctrica (37,1 por cento). É também o sétimo país mais exposto à poluição.»

Fonte: Público

  • Avião que funciona a energia solar dia e noite apresentado na Suíça: «O HB-SIA tem 24 mil células solares ligadas a baterias com alta eficiência, que permitirão acumular energia vinda do sol para o avião poder continuar a trabalhar durante a noite.»

Fonte: Público

No comments: