Friday, October 16, 2009

Sabiam que...#17

  • A Agência Internacional de Energia divulgou uma análise que conclui que, como consequência da crise económica, as emissões de CO2 vão decrescer 3% este ano – contrariando a tendência anual de crescimento de 3% ao ano - o que terá impactos a longo prazo, diminuindo as emissões previstas para 2020 em 5%.

Fonte: naturlink.

  • Esta redução será a maior jamais registada nos últimos 40 anos.

Fonte: Ecosfera.

  • O Verão encerrou com 96% do território em situação de seca meteorológica, sendo que 34% estava em seca severa, 37% em seca moderada e 25% em seca fraca. Em Portugal Continental, o Verão caracterizou-se por temperaturas médias superiores ao valor médio de 1971-2000.

Fonte: Ecosfera.

  • Portugal foi, até ao início de Setembro, o terceiro país da União Europeia mais fustigado pelos incêndios florestais em 2009, a seguir a Espanha e Itália, de acordo com o Sistema Europeu de Informação sobre Incêndios Florestais (EFFIS), ligado à Comissão Europeia: entre 1 de Janeiro e 3 de Setembro arderam 48.729 hectares em Portugal, com principal incidência no norte do país e, sobretudo, no final do mês de Agosto.

  • Ainda segundo o EFFIS, da área total afectada pelos incêndios florestais este ano em Portugal, 11.435 hectares de terreno ardido (23%) pertencem à Rede Natura 2000 – a malha de habitats a preservar na União Europeia.

Fonte: Ecosfera.

  • De um total de cerca de 530 mil análises laboratoriais realizadas, 97,6% indicavam que a água cumpria com os limites legais de poluição. No ano passado, a taxa de cumprimento estava duas décimas abaixo, em 97,4%.

Fonte: Ecosfera.

No comments: