Thursday, December 17, 2009

Cimeira Civilizacional

  • D. José Policarpo: repensar a civilização é o desafio cristão. "Estamos num tempo em que isto já não vai lá com lutas sectoriais e soluções parciais. Estamos num tempo em que o grande desafio é de correcção de rota em termos de civilização."

  • "Têm-se feito grandes cimeiras, parece que a última é sobre Ambiente, sobre a chuva e o sol, mas fazem-se grandes cimeiras sobre a questão financeira, sobre a crise económica, sobre a globalização, sobre isto e aquilo. Ainda não vi uma grande cimeira sobre a civilização, a necessidade de repensarmos a nossa civilização". Trata-se, segundo D. José Policarpo, de responder a uma pergunta muito simples: "Que Humanidade queremos ser e que Humanidade queremos legar àqueles que virão depois de nós".

  • "O grande desafio que se põe à Igreja do nosso tempo, mais do que a prática religiosa (...) é se somos ou não somos obreiros e testemunhas desta sociedade nova", declarou, assumindo que a tarefa "não é fácil".

Quando ouvi esta notícia na rádio saiu-me um "exactamente!". Eu não sou propriamente uma cristã praticante mas às vezes só apetece dizer às pessoas: largem os tweets e os faces e os books, voltem à terra nas mãos, à filosofia e ao humanismo, ao Sermão aos Peixes e à Cidade e as Serras.

  • "Quando os cães capitalistas arrotam emissões, somos nós que passamos fome." - Robert Mugabe, Presidente do Zimbabué

  • "O capitalismo ameaça acabar com a vida. Se o clima fosse um banco já o teriam salvo." - Hugo Chávez, Presidente da Venezuela

E quando verdadeiros humanistas como estes dois dizem grandes verdades como estas, algo está, de facto, mal neste mundo.

5 comments:

Bruno said...

O que ele propõe é inútil. Numa tal cimeira não poderiam passar das boas intenções, mesmo que a tivessem. Existem contradições sociais que não desaparecem por que lhes apetecem. Há variadíssimos grupos sociais que têm necessidades antagónicas, e o desenvolvimento civilizacional duns é diferente dos outros.

(...)

Quanto a Mugabe não sei, mas Chavez não merece tal ironia. Basta conhecer os progressos civilizacionais na Venezuela da ultima década... Devíamos estar solidários com ele e seu povo que está constantemente a ser atacado economicamente, diplomaticamente, mediaticamente e militarmente pela Colômbia, EUA e UE também...

(...)

Nia said...

A verdade é k se não fosse aqui o Bruno, não tinha comentários aos meus interessantes posts (ironia)

;)

Bruno said...

:-D

Olha, uma bela citação de Evo Morales na cimeira:

"Não percam vosso tempo com mesquinharias e coisas periféricas. A Humanidade só estará a salvo do desastre ecológico, quando substituir o atual modo de produção capitalista por outro mais inteligente e generoso, mais compatível com a dignidade do homem."

Nia said...

Bravo!

Ele fará alguma coisa por isso ou "sabe-a" toda?

Bruno said...

Já faz por isso há vários anos. Há dias voltou a ganhar as eleições. Alias, na Bolívia eles inventam eleições quase todos os anos. A democracia e cidadania deles está muito à frente... Mas os EUA estão sempre a provocar a guerra civil... enfim, o costume.
Assim não dá para fazer o que deve ser feito.