Saturday, January 30, 2010

Nicholas Kristof*

Visto de Fora, i online:

Ao escrever o livro (The Power of Half), dizem os Salwen, não tinham o propósito de levar as pessoas a venderem as suas casas. Estão cientes de que pouca gente é assim tão doida. Em vez disso, tinham por objectivo levar as pessoas a saírem da rotina da acumulação e a definirem-se pelo que dão, e não só pelo que possuem. "Ninguém está à espera que as pessoas vendam as suas casas", diz Hannah. "Isso até é um pouco ridículo. Para nós, a nossa casa era apenas uma coisa sem a qual podíamos viver. Era grande de mais. Toda a gente tem excesso de alguma coisa, quer seja tempo, quer talento ou fortuna. Toda a gente tem a sua própria metade; só é preciso descobri-la."

*Jornalista do New York Times

Wednesday, January 27, 2010

Os elefantes e a UE


  • Os representantes de 17 países africanos pediram ontem, em Bruxelas, à União Europeia (UE) para se opor a novas vendas de marfim, a fim de salvar as populações de elefantes, dizimadas pela caça ilegal.

  • “Pedimos à União Europeia para declarar abertamente o seu apoio à moratória de nove anos, adoptada em 2007 no seio da Convenção sobre comércio de espécies ameaçadas de extinção (CITES)”, anunciou em conferência de imprensa no Parlamento Europeu o ministro queniano da Floresta e da Fauna, Noah Wekesa, cujo país preside com o Mali a Coligação para o Elefante de África.
  • A Tanzânia e a Zâmbia pediram para serem autorizadas as vendas de 90 e 22 toneladas de marfim, respectivamente, durante a próxima conferência da CITES, prevista para 13 a 25 de Março, em Doha. “A União Europeia tem uma grande importância no seio da CITES. Se ela se abstiver durante esta votação, vai contribuir para acentuar uma situação já de si crítica”, advertiu Wekesa.
  • “Os últimos elefantes da Serra Leoa têm vindo a ser abatidos por caçadores furtivos ao longo do mês passado”, salientou. De momento, a União Europeia ainda não anunciou qual é a sua posição. “O Reino Unido, a França, Espanha e Holanda não sabem ainda o que farão, mas estão inclinados a apoiar o pedido da Tanzânia”, salientou o eurodeputado liberal holandês Gerben-Jan Gerbrandy.
  • “Se os 27 Estados membros da União Europeia estiverem em desacordo, vão abster-se, o que equivale a luz verde para os caçadores furtivos”, alertou Wekesa.
  • A moratória prevê luz verde para o Zimbabwe, África do Sul, Namíbia e Botswana escoarem, excepcionalmente, 108 toneladas de marfim para os mercados chinês e japonês. Os defensores dos elefantes consideram que esta venda legal aumenta a procura de marfim e pode alimentar o mercado negro.
  • Actualmente vivem em África entre 400 mil e 600 mil elefantes. Mais de metade vive na África Austral. Milhares são abatidos por caçadores furtivos nos países da África ocidental, central e oriental.
  • “No Quénia perdemos 232 elefantes em 2009, mortos por caçadores ilegais ou pela seca”, disse Wekesa. Em 2008 esse número foi mais baixo, 145 e em 2007 apenas 47.

  • A coligação para o Elefante de África conta com 22 membros: Benim, Burkina Faso, República Centro-Africana, Chade, Guiné Equatorial, Eritreia, Etiópia, Gana, Guiné, Guiné-Bissau, Quénia, Libéria, Mali, Mauritânia, Níger, Nigéria, Ruanda, Senegal, Serra Leoa, Togo, República do Congo e o Sul do Sudão.

Fonte: Ecosfera.

Sunday, January 24, 2010

The Lovely Bones

Wanted.

Tuesday, January 19, 2010

Sabiam que... #20

  • Segundo fontes do governo chinês, do Banco Mundial e da Organização Mundial da Saúde , 20 das 30 maiores cidades mais poluídas do mundo são chinesas;

  • 70% dos lagos chineses e cinco dos sete maiores sistemas fluviais do país estão poluídos; cerca de 30% do território da China sofre com as chuvas ácidas (cujas causas estão no rápido crescimento económico e no uso intensivo de combustíveis fósseis, como o carvão).

  • Além disso, 700 milhões de chineses, isto é, metade da população daquele país, consomem água considerada imprópria pelos padrões da OMS.

  • 20% da população mundial consome 80% da riqueza gerada;

  • ¾ da potencial da área de pesca está esgotado ou em sério declínio;

  • Os gastos com despesas militares são 12 vezes superiores à ajuda aos países em desenvolvimento;

  • Em Portugal, a cada 4,6 minutos há uma pessoa que morre e a cada 4,7 minutos existe outra que nasce. Mas na China em cada 1,7 segundos existe um nascimento e em cada 3,4 segundos uma morte.

  • Segundo a revista Home Energie, poupar-se-iam mais de 950 milhões de litros de água por dia, nos EUA, se em todos os lares se instalassem compressores de torneiras.

  • Uma torneira a pingar pode desperdiçar mais de 190 L de água por dia.

  • Um automóvel desafinado emite o dobro de substâncias poluentes.

  • Uma única pilha contamina o solo durante 50 anos.

  • Cerca de 40% do total das vendas de pilhas ocorre durante a época natalícia.

Friday, January 15, 2010

America's Boston Legal

  • Isto de eu gostar de ver o America's Next Top Model há-de ter muito que se lhe diga. Não é tanto uma dúvida existencial como foi esta. Será mais uma das minhas múltiplas predisposições que parece não dominar sobre todas as outras - a fotografia. A fotografia publicitária/de moda especialmente. E nisso, o programa dá um vislumbre do que poderá ser esse mundo criativo através das suas sessões fotográficas, correspondente resultado e avaliação por profissionais.

  • Isto de eu adorar o Boston Legal não terá muito que se lhe diga - apenas que o seu criador é David E. Kelley, o mesmo de Ally McBeal. E pronto, está tudo dito. Isso e coisas como: "Joan of Arc led an army at 17. And I´m cuter. Waaaayyy." - Marlena, a 17 year older.

Wednesday, January 13, 2010

Sabiam que... #19

  • Investigadores britânicos assistiram à recuperação dos recifes de coral muito danificados pelo aumento da temperatura no interior de reservas marinhas nas Bahamas, em contraste com zonas equivalentes não protegidas onde a pesca era mais intensa.

  • Os recifes de coral são os ecossistemas marinhos mais diversos de tal forma que, embora representem menos de 0,25% dos habitats marinhos da Terra, albergam um quarto de todas as espécies marinhas conhecidas.

  • Dezembro foi o mês com mais chuva do século XXI, em Portugal Continental, segundo o Instituto de Meteorologia.

  • As chuvas intensas de Dezembro acabaram com a seca meteorológica registada há dez meses em Portugal e permitiram ao Instituto da Água (INAG) assegurar que este ano não vai haver quaisquer restrições ao uso da água.

  • Em alguns sítios do país a chuva foi 200% mais do que a média dos últimos trinta anos", afirmou o presidente do IM.

  • No que respeita aos valores de temperatura, o mês passado confirma a "tendência dos últimos anos", sendo o "sétimo Dezembro consecutivo a apresentar valores de temperatura inferiores ao normal", consta do documento do IM.

  • A General Motors (GM) anunciou o lançamento do automóvel eléctrico Volt, com produção da primeira bateria avançada de iões de lítio numa fábrica norte-americana.

  • Segundo a União Internacional para a Conservação (UICN), organismo de referência em matéria de biodiversidade, metade das espécies de mamíferos está em declínio e um quarto está ameaçada de extinção.

  • Portugal é o segundo país do mundo com maior peso das eólicas: por cada 100 Watt de electricidade consumidos no ano passado nos lares portugueses, 15,03 Watt vieram do vento, um valor que eleva o país do terceiro para o segundo lugar mundial no contributo de energia eólica, atrás da Dinamarca e agora à frente da Espanha.

  • Em 2009, um ano de 1,4% de quebra de consumo e de redução da importação de electricidade para metade, por cada 24 horas, três horas e 36 minutos, em média, vieram do vento, ou seja, mais 31,6% do que no ano transacto.

  • Nas outras fontes renováveis (mais 24,7% de hidroelectricidade, mais 315% de fotovoltaico), e ainda com o contributo das energias limpas usadas, por exemplo, na co-geração e na biomassa, as renováveis representaram 35,9 por cento de todo o consumo de energia eléctrica em Portugal no ano passado.

Fonte: Ecosfera.

Sunday, January 10, 2010

Bright Holmes

O mais recente filme de Jane Campion, Bright Star, tem sido super elogiado for essa web fora. Veja-se o exemplo mais citado como é o Rotten Tomatoes, aqui. Abbie Cornish é louvada até dizer chega, o estrelato hollywoodesco e os Oscares parecem estar no seu caminho. Eu cá não adorei o filme, e tenho pena. É extremamente parado, silencioso e, a meu ver, com cenas de descompensação (que é como quem diz choro feminino) exageradas.
.
Mas gostei muito do actor Ben Whishaw, interpretando o poeta John Keats. O filme trouxe-me, sim, a vontade de conhecer a sua poesia, género literário para o qual nunca tive tendência. E só por isso valeu a pena.



Quem tem Robert Downey Jr. e Jude Law a partilhar a tela não pode ser tão mediano, e Guy Ritchie conseguiu sê-lo, tal a precaução com que guiou este projecto.
.
Falta faísca a este Sherlock Holmes, falta alma e espírito. Corpo tem, e muito.





Sunday, January 03, 2010

Filmes 2009


1-The Changeling

2-Inglorious Basterds

3 - The Reader

4 - Gran Torino

5- Star Trek

6 -The Curious Case Of Benjamin Button

7 - Public Enemies

8 - Slumdog Millionaire

9 - The Wrestler

10 -Agora

11 -The Happening

12 - Rock n'Rolla

13 - Valkyrie

14 - Cassandra´s Dream

15-This Is It

Mencões honrosas: As Bonecas Russas, Waitress, Love & Other Disasters, In Brugges.
.
Não aquece nem arrefece: Julie&Julia, How To Lose Friends And Alienate People, Sherlock Holmes, Vicky Cristina Barcelona, Terminator: Salvation, Seven Pounds, State Of Play, The Proposal, Before the Devil Knows You´re Dead, Smokin Aces, Brothers Bloom, New York I Love You, Revolutionary Road, Doubt, Chèri, Twilight, , Duplicity, Burn After Reading.

Mau mas mau: Couples Retreat, The Air I Breathe.