- Investigadores britânicos assistiram à recuperação dos recifes de coral muito danificados pelo aumento da temperatura no interior de reservas marinhas nas Bahamas, em contraste com zonas equivalentes não protegidas onde a pesca era mais intensa.
- Os recifes de coral são os ecossistemas marinhos mais diversos de tal forma que, embora representem menos de 0,25% dos habitats marinhos da Terra, albergam um quarto de todas as espécies marinhas conhecidas.
- Dezembro foi o mês com mais chuva do século XXI, em Portugal Continental, segundo o Instituto de Meteorologia.
- As chuvas intensas de Dezembro acabaram com a seca meteorológica registada há dez meses em Portugal e permitiram ao Instituto da Água (INAG) assegurar que este ano não vai haver quaisquer restrições ao uso da água.
- Em alguns sítios do país a chuva foi 200% mais do que a média dos últimos trinta anos", afirmou o presidente do IM.
- No que respeita aos valores de temperatura, o mês passado confirma a "tendência dos últimos anos", sendo o "sétimo Dezembro consecutivo a apresentar valores de temperatura inferiores ao normal", consta do documento do IM.
- A General Motors (GM) anunciou o lançamento do automóvel eléctrico Volt, com produção da primeira bateria avançada de iões de lítio numa fábrica norte-americana.
- Segundo a União Internacional para a Conservação (UICN), organismo de referência em matéria de biodiversidade, metade das espécies de mamíferos está em declínio e um quarto está ameaçada de extinção.
- Portugal é o segundo país do mundo com maior peso das eólicas: por cada 100 Watt de electricidade consumidos no ano passado nos lares portugueses, 15,03 Watt vieram do vento, um valor que eleva o país do terceiro para o segundo lugar mundial no contributo de energia eólica, atrás da Dinamarca e agora à frente da Espanha.
- Em 2009, um ano de 1,4% de quebra de consumo e de redução da importação de electricidade para metade, por cada 24 horas, três horas e 36 minutos, em média, vieram do vento, ou seja, mais 31,6% do que no ano transacto.
- Nas outras fontes renováveis (mais 24,7% de hidroelectricidade, mais 315% de fotovoltaico), e ainda com o contributo das energias limpas usadas, por exemplo, na co-geração e na biomassa, as renováveis representaram 35,9 por cento de todo o consumo de energia eléctrica em Portugal no ano passado.
Fonte: Ecosfera.
4 comments:
não sabia, mas agora já sei :)
assim se satisfaz a minha possivel utilidade :D
tens mais uma razão para publicar o #20 :)
will do! :D
Post a Comment