Tuesday, November 30, 2010

Sabiam que... #11

  • Há cinco espécies de rinoceronte: negro, branco (uma má tradução), indiano, de Java e de Sumatra. Só resta(va)m 60 exemplares de rinoceronte de Java, o que faz deste animal a 4ª espécie mais ameaçada no mundo, depois do golfinho do rio Yang Tze, da marmota da ilha de Vancouver e do morcego de cauda revestida das Seicheles.

  • O mamífero africano que mata mais humanos é o hipopótamo. São os maiores mebros da família dos porcos; o comum é o 3º maior mamífero terrestre, a seguir aos elefantes africano e asiático. Livram-se dos leões arremesando-os para a água e afogando-os, dos crocodilos à dentada e dos tubarões arrastando-os para fora da água e pisando-os até à morte. No entanto, são vegetarianos rigorosos, alimentando-se principalmente de erva - a sua agressividade diz respeito a auto-defesa. A pele de um hipopótamo pesa uma tonelada, representado 25% do peso do animal, tem uma grossura de 4 cm e é à prova de bala. São o único mamífero, para além da baleia e do golfinho, que acasala e dá à luz dentro de água.

  • O trabalho mata mais gente que a bebida, as drogas ou a guerra. Cerca de 2 milhões de pessoas morrem todos os anos devido a acidentes laborais e doenças profissionais. A guerra mata 650 mil indivíduos por ano.

  • O que matou a maior parte dos marinheiros em batalhas marítimas no século XVII foram as lascas de madeira que as balas de canhão faziam voar ao rebentar (e não explodir) os cascos dos navios, lacerando todos os que estivessem ao alcance.

  • Nero era um travesti que adorava actuar vestido de mulher, cantando, tocando música e participando em orgias. Mandou matar a sua própria mãe; a sua envenenadora pessoal, Locusta, foi a primeira assassina en série documentada na História. Quando o fogo que lavrou Roma se iniciou, Nero estava a cerca de 60 km de distância, na sua casa de férias à beira-mar. Quando soube, voltou rapidamente para Roma e encarregou-se pessoalmente dos esforços para o combater.

O Livro da Ignorância Geral

No comments: