Saturday, October 27, 2007

The Smokin´ Aces

Não sei se passo por ignorante, mas não fazia ideia de que o fumo do tabaco é o maior poluidor atmosférico na europa, segundo um «estudo europeu que mediu níveis de monóxido de carbono (CO) em fumadores e não fumadores e que defende políticas anti-tabágicas mais restritivas.» Conclui-se que a «poluição provocada pelo CO proveniente do fumo do tabaco atinge sobretudo os fumadores, mas também submete os não fumadores a níveis elevados de monóxido de carbono. (...) As medições aos 49.392 fumadores testados durante a iniciativa permitiram ainda verificar que quem fuma apresentou um nível médio de monóxido de carbono avaliado em 17,5 partes por milhão (ppm), o que representa cerca do dobro do nível máximo tolerado para a qualidade do ar nas cidades europeias. »

O pior da coisa é o facto de os NÃO FUMADORES serem também afectados, obviamente, pois para além de serem os chamados fumadores-passivos, por cima ainda levam com o monóxido de carbono libertado no ar pelos SNOBS fumadores activos. Cambada de snobs paaahhh!

O estudo realça ainda que «o valor da poluição é menor nos países europeus com políticas anti-tabaco mais restritivas e considera as medidas de aumento do preço do tabaco eficazes na diminuição do tabagismo e "na poluição causada pelo fumo do tabaco, com vista a proteger fumadores e não-fumadores". »

«A campanha publicitária da Comissão Europeia "HELP - Por uma vida sem tabaco" (www.help-eu.com) tem como objectivo convencer os cidadãos dos 27 países da UE, sobretudo os jovens, a não começarem ou a deixarem de fumar. » In Público, 23.10.07
Viva a juventude não-fumadora!! :D
*ok, ok, ida ao Bairro é excepção... mas são só dois pah! :P

No comments: