Friday, November 09, 2007

A Estranha Nela

Uma Jodie Foster "amasculinizada" (é assim que se escreve?) é sempre estranho. De arma em punho nem por isso, já que será sempre a Clarice Starling de O Silêncio Dos Inocentes.

Um justiceiro nas ruas de NY dará sempre jeito, apesar de não ser bonito de se ver, muito menos de se sentir essa necessidade. É sempre condenável o acto de assassinar, mas quantos de nós não o fariam numa situação de "ou mata ou morre" ou, como neste caso, noutra situação em que é morto brutal e propositadamente alguém próximo de nós? Eu faria-o. E, num mundo "perfeito", faria-o no segundo anterior ao acto que o provocaria (alguém percebeu alguma coisa?? Ao estilo de Minority Report, por antecipação).

Foster, numa entrevista de promoção ao filme dizia que "ninguém deve deter o poder da vida ou da morte" representado pela possibilidade de, na América, todo o santo cidadão deter uma arma de fogo. Por isso, foi com surpresa que me deparei com o final do filme. Esperava uma coisa, e obtive o oposto. Foster defende uma convicção, o filme apresenta a oposta.

Como prémio, o filme tem uma grande frase: "Há muitas maneiras de morrer mas só uma de viver. Descobri-la é o que é difícil."

Atenção às cenas mais fortes fisicamente. A da chegada ao hospital foi a que mais me impressionou tanto pelo grafismo como pela beleza. Bom filme but not one of my favourites.

No comments: