Wednesday, February 13, 2008

America Yesterday

National Geographic, Maio 2007
.
"Jamestown é conhecida por ali se terem travado os grandes combates em torno da democracia (a colónia criou o primeiro governo representativo da América Inglesa) e da escravatura (foi a primeira colónia inglesa que utilizou a mão-de-obra africana capturada).
.
(...) No dia 14 de Maio de 1607, (...) 104 colonos desembarcaram na península de Jamestown, na orla sul da baía de Chesapeake. (...) Não chegaram sozinhos à América: pelo contrário, vieram acompanhados por um enorme desfile de insectos, plantas, mamíferos e microrganismos. Alguns dos efeitos por eles provocados foram quase invisíveis; outros, em contraste, foram tremendos. Juntamente com os novos métodos de gestão da terra praticados pelos recém-chegados, estas criaturas mudaram literalmente o solo pisado pelos índios (...).
.
(...) Na América do Norte, não existiam também grandes mamíferos domesticados, salvo os cães. (...) Sem cavalos, vacas, ovelhas, cabras ou galinhas para tratar, os aldeões (nativos) não precisavam de vedar os campos."

No comments: