Wednesday, December 31, 2008
Ano Novo
Monday, December 29, 2008
Descoberta Fantástica
(Este olhar diz tudo... É só love:)
E com isto tenho que dizer que estas não são as minhas preocupações reais, apenas me ponho a mandar bitaites sobre questões fundamentalmente inócuas - get innocuous! - porque as outras, essas são difíceis de articular.
Sunday, December 28, 2008
Aviso à navegação
Dúvida Existencial #2
Wednesday, December 24, 2008
Wednesday, December 17, 2008
Sabiam que...
Aqui.
Monday, December 15, 2008
O Natal é tramado
.
...e ainda temos que levar com os flashes do Matthew McConaughey (o deus olímpico).
Que incomodativo pah!!
Saturday, December 13, 2008
Eles e os prémios
E, em antecipação a isto, começa a chuva de nomeações: Golden Globes (imprensa estrangeira de Hollywood), National Board Of Review, críticos de LA e NY, todos já perfilaram as suas listas de "Best Of 2008" cinematográfico. Se este não é o ano da Kate Winslet, muito me engano. Não é que tenha visto qualquer dos filmes pelos quais é louvada (como sempre) - Revolutionary Road, reencontrando Leonardo DiCaprio às ordens do maridão Sam Mendes, ou The Reader, no qual vive uma agente nazi que se envolve com um adolescente.
The Curious Case of Benjamin Button é um filme pelo qual anseio e com importantes nomeações, entre elas, Brad Pitt, ao contrário de Cate Blanchett.
Anne Hathaway por Rachel Getting Married, Angelina Jolie por Changeling, Meryl Streep por Doubt e Kristin Scott Thomas por I’ve Loved You So Long acompanham Winslet e formam um grupo impressionante.
Robert Downey Jr. por Tropic Thunder parece-me bem, mas... Tom Cruise? Não achei minimamente premiável mas sim ridícula a figura que faz no mesmo filme. Heath Ledger lá está e parece que vamos ter uma importante homenagem póstuma.
Thursday, December 11, 2008
Ally McBeal
Wednesday, December 10, 2008
Álbuns do Ano @ Rolling Stone
Right?
Tuesday, December 09, 2008
Time´s Top 10
A revista Time criou um Top 10 de quase tudo, e o meu destaque vai para:
- Wall-E na 1ª e Iron Man na 8ª posições dos filmes do ano (já tinha curiosidade com o este filme, tão louvado que foi, então agora...).
- Time To Pretend dos MGMT na 8ª posição das canções do ano.
- A frase de Tina Fey de apoio a Hillary Clinton "Bitch is the new black" no SNL na 9ª posição do "T-Shirt Worthy Slogans".
- A eleição de Barack Obama como a Green Idea nº 1.
- Santogold em 7º nos álbuns do ano.
- The Shield como a melhor série do ano e Lost em 7º, cujo episódio "The Constant" é o melhor do ano e com "Cooter" de 30 Rock na 8ª posição.
- A reprodução assexuada de uma fêmea de tubarão no 4º lugar em "Oddball News Stories".
- A insuportável Kenley Collins do meu Project Runway em 6º lugar nos "Awkward Moments".
- Kate Winslet ("that laser stare") em The Reader como a melhor performance do ano (será este ano o Oscar?), tal como Heath Ledger em The Dark Knight, e Angelina Jolie em Wanted em 5º.
- Finalmente, a cover da Entertainment Weekly com John Stewart e Steve Colbert a reencenar um cartoon polémico, já não me lembro em que posição do "Best Covers" do ano e agora não me apetece ir verificar.
Verificai. Ou não. Whatever. Frase do ano. Obviamente.
Monday, December 08, 2008
Solo @ National Geographic - Ouro Negro
(...) A terra preta só se encontra onde viveram seres humanos, o que significa que se trata de um solo artificial, feito pelo homem muito antes da chegada dos europeus. (...) O solo é rico em minerais fundamentais como fósforo, cálcio, zinco e manganésio, escassos na maioria dos solos tropicais. Mas o ingrediente mais inesperado é o carvão vegetal, material abundante que dá a cor escura a este solo. Ao contrário dos solos tropicais comums, a terra preta permance fértil após séculos de exposição ao Sol e à chuva tropicais, salienta Wenceslau Teixeira, cientista do solo da Embrapa, a empresa brasileira de pesquisa agropecuária.
(...) A terra preta poderia desencadear aquilo a que a publicação científica "Nature" apelidou de "revolução negra" em todo o amplo arco de terras com solos empobrecido, desde o Sudoeste Asiático até África. O ingrediente fundamental da terra preta é o carvão vegetal, produzido através da queima de plantas e outros detritos orgânicos a baixas temperaturas. (...) Uma equipa de investigação liderada por Christoph Steiner relatou que bastava acrescentar carvão vegetal desfeito e fumo condensado a solos tropicais tipicamente maus para provocar um "aumento exponencial" na população microbiana, desencadeando o arranque do ecossistema subterrâneo fundamental para a fertilidade. Os solos tropicais perdem rapidamente riqueza microbiana quando convertidos à agricultura. O carvão vegetal parece fornecer um habitat aos micróbios, criando uma espécie de solo artificial dentro do solo, em parte porque os nutrientes se ligam ao carvão vegetal, em vez de serem arrastados pela água.
Thursday, December 04, 2008
Quantum Of Solace & 27 Dresses & The Holiday
Gostei principalmente das cenas físicas, das perseguições pelos telhados de Siena, do sangue e da morte neste novo Bond. Quanto à Bond Girl, adivinhava-se difícil seguir as pegadas da Vesper Lynd de Eva Green, mas gostei do facto desta Camille de Olga Kurylenko dar conta do recado (ou seja, de um mauzão) mas, no seguimento dessa eficiência, ser encurralada pelo único elemento que o poderia fazer, do qual tem cicatrizes (ou seja, uma personagem feminina cujo principal contributo não é a perfeição corporal, pelo contrário, mas sim ser uma igual). E aí, entra Bond, Daniel Craig Bond. Bom. Muito bom.
.
Comédia romântica com alguns momentos engraçados - lembro-me especialmente da cena "Beware of the Bridezilla!!"-, com dois actores que funcionaram muito bem (Katherine Heigl e James Mardsen) - lembro-me da cena no bar ou da passagem de vestidos. Ou seja, que não me fez revirar os olhos de lamechice. Não é memorável, mas é agradável.
Wednesday, December 03, 2008
Cat Power @ #19
E ainda a notícia de uma colectânea de vários artistas, entre eles os meus favs Cat Power, Arcade Fire e Feist, para além de Beirut, Iron & Wine, Grizzly Bear e The National, uma edição de luxo cujas receitas revertem na luta contra a SIDA.
Tuesday, December 02, 2008
Berlim Compensa
O Estado prestará ajuda a projectos em países em vias de desenvolvimento, especialmente na África e Ásia.
A União Europeia fixou como objectivo para 2020: reduzir as suas emissões de gases com efeito de estufa em 20 por cento, em relação a níveis de 1990; aumentar para 20 por cento o contributo das energias renováveis no consumo; e melhorar a eficiência energética em 20 por cento.
Alemanha já cumpre Quioto
O Ministério do Ambiente alemão anunciou hoje que já atingiu, com quatro anos de avanço, os objectivos de redução das emissões de CO2, fixados pelo Protocolo de Quioto. No ano passado, as emissões alemãs eram 22,4 por cento mais baixas do que em 1990, ou seja, uma meta 2,4 por cento superior ao que lhe foi fixado por Quioto, até 2012."
(Mais) Palavras para quê?