Wednesday, February 04, 2009

A Viagem Do Elefante #3

"O maníaco dos barritos começou a perder consistência e volume, a encolher-se, tornou-se meio redondo, transparente como uma bola de sabão, se é que os péssimos sabões que se fabricam neste tempo são capazes de formar aquelas maravilhas cristalinas que alguém teve o génio de inventar, e de repente desapareceu da vista. Fez plof e sumiu-se. Há onomatopeias providenciais. Imagine-se que tínhamos de descrever o processo de sumição do sujeito com todos os pormenores. Seriam precisas, pelo menos, dez páginas. Plof."

Divertiu-me este trecho e quando o li imaginei Saramago no hospital, meio alucinado com a visão das portas da Morte. Não que associe tal visão a humor. Muito bom.

"As rudes gentes destas épocas que ainda mal saíram da barbárie primeva prestam tão pouca atenção aos sentimentos delicados que raras vezes lhes dão uso. Embora já esteja a ser notada por aqui certa fermentação de emoções na trabalhosa constituição de uma identidade nacional coerente e coesa, a saudade e os seus subprodutos ainda não foram integrados em portugal como filosofia habitual de vida, o que tem dado origem a não pouca dificuldades de comunicação na sociedade em geral, e também a não poucas perplexidades na relação de cada um consigo mesmo."

8 comments:

Anita said...

é o livro que estou a ler :D

Nia said...

:O somos duas :D

Vespinha said...

E eu gostei, e muito! Vou adicionar o teu blog das fotos aos meus Best Of. E a Vespa, onde anda? :)

Nia said...

Aqui: http://memoriadefotografa.blogspot.com/2009/01/this-love-of-mine.html

bem esta não é a minha, mas vou ver se arranjo uma foto dela "blogável" ;)

Vespinha said...

A minha está aqui:

http://vespaaabrandar.blogspot.com/2008/08/as-ltimas-passageiras.htmlhttp://vespaaabrandar.blogspot.com/2008/08/as-ltimas-passageiras.html

E, desde o dia da foto, ainda mora na Ericeira... :(

Nia said...

Como??Na Ericeira?? Tás a gozar certo? Ainda ontem dei uma voltinha pla Ericeira :o

Vespinha said...

A Vespa está lá, eu é que não vou lá desde Outubro... O meu pai tem lá casa de fds, eu tive de viver lá 2 meses (mudança de casa...) e agora ainda não tenho a garagem em condições para trazer a Vespa para Lisboa. Estou cheia de saudades dela, sobretudo de andar com ela por Lisboa vazia aos domingos de manhã...

O prédio que vias na foto era a minha casa antiga, ao pé do estádio universitário. ;)

Nia said...

ah... ok :l

percorrer lisboa é coisa k nunca fiz mas deve ser bem bom deve sim sra ;)