Wednesday, March 18, 2009

Burn After Slumdog Millionaire

Os irmãos Cohen são incontornáveis para quem não abdica de cinema marginal, hilariante ou simplesmente indecifrável. Este Burn After Reading é um pouco dos três e, curiosamente, a 3ª colaboração dos realizadores com George Clooney, depois de O Brother, Where Art Thou e Intolerable Cruelty. Depois disso, ainda deram um ar da sua graça no meu fav Paris Je T´Aime e no recente e sinistro (no melhor que essa palavra emprega ao cinema) No Country For Old Men.

É sempre bom ver Clooney num registo diferente do monocórdico e inexpressivo a que me habituou, continuando numa bela demanda com filmes como Michael Clayton e Leatherheads.

John Malkovich é explosivo na agressividade que transpira, excepto na contenção para com a sua condescendente esposa, Tilda Swinton. Frances McDormand, uma habitué das produções Cohen (casada com um deles inclusive) é brilhante. Brad Pitt tenta atingir a idiotice, e consegue-o a espaços, mas tem o grande azar de ser... Brad Pitt.

Primeiro: Danny Boyle é o realizador de um dos filmes que mais me agradou nos últimos tempos: Millions. Recomendo vivamente a todos - quer tenham gostado ou não deste Slumdog Millionaire. Segundo: achei a primeira parte do vencedor dos oscares deste ano poderosa, já a segunda... nhéc. Os miúdos mais novos são INCRÍVEIS e o retrato da Índia miserável e cruel para com as crianças é de uma pessoa desistir deste mundo... ou quase. Mas mesmo depois de passar por aquilo tudo, o nosso protagonista é o ser mais romântico, bondoso e carinhoso a que se assistiu nos últimos tempos, qual mosqueteiro...

Terceiro: banda sonora, fotografia e montagem primorosas, com M. I. A. a dar uma ajuda, apesar de ser natural do Sri Lanka. Valeu o (meio) bilhete que paguei.

2 comments:

Anita said...

adoreios 2!!!e sim, talvez o slumdog não fosse filme para oscar mas, para mim nenhum dos nomeados o era, por isso, não tinha um grande preferido e acabei por ficar contente com a sua vitória!!além do mais fez-me ficar com um sorriso de orelha a orelha:))

Nia said...

Eu ja nao ligo nenhuma a se merece se nao merece, diz me mm mto pouco enquanto mérito. claro k fiquei contente pela winslet, mas nao me magoaria se nao fosse "reconhecida" pela indústria.