Wednesday, June 17, 2009

A Cultura #3

A história mundial, que é como quem diz, as chacinas mundiais:

  • Caim mata o irmão Abel como sacrifício exigido por Deus;

  • Sodoma é destruída pelo Todo-Poderoso devido a excessos homossexuais;

  • De 510 a 279 a. C.., «Roma conquista o resto da Itália e dedica-se a abundantes lutas intestinas entre patrícios (aristocracia) e plebeus (designação antipática para o povo).»

  • Guerras púnicas: entre 264 e 241 a. C., os romanos arrebatam a Sicília aos fenícios, «mais tarde designados por cartagineses». A 2ª guerra púnica, entre 218 e 201 a. C., levou o general cartaginês Aníbal a quase conseguir aniquilar Roma, mas a acabar por fracassar. «Nos 80 anos seguintes (até 120 a. C.), Roma irá transformar todos os países vencidos - Cartago, Espanha, macedónia, Grécia e pequena Ásia (Pergamão - a Síria e o Egipto trataram de se destruir mutuamente) - em províncias e incorporá-los no império.»

  • A revolta de escravos liderada por Espártaco é esmagada por Pompeio e Crasso em 73 - 71 a. C.

  • Nero incendeia Roma e, em seguida persegue cristãos e judeus como incendiários; abandonado pelos pretorianos (guarda pessoal do Imperador), suicida-se.

  • Chacina das tropas invasoras pelos germanos em 9 d. C. - «face às evidências, os romanos consideraram os germanos um caso perdido e desistiram de os romanizar. Com isso, deram-lhes a possibilidade de se tornarem alemães.»

  • Vesperiano e o seu filho Tito «ganharam o ódio da posteridade por terem esmagado a revolta dos judeus e por terem destruído o templo de Jerusalém» em 70 d. C.

To be continued...

6 comments:

Loot said...

Caim não matou Abel porque Deus exigiu, estás a confundir as histórias :P

Acho que foi a Abrãao que Deus pediu para matar o filho como prova de fé, mas tal não chega a acontecer, Abrãao prova a sua fé e então Deus diz-lhe para não matar o filho (não deixa de ser uma prova terrífica)

Quanto a Caim este matou o irmão Abel por inveja nada mais.
bjs

Anonymous said...

Yap, Genesis 4! Esta la td bem explicadinho...

Nia said...

Very well, I stand corrected.

Mas vou deixar que é como está no livro.

Gracias.

Anonymous said...

Hum, bom no wikipedia (que toda a gente sabe q n é assim fonte tao fiavel) está:

'Possuído por ciúmes, Caim armou uma emboscada para seu irmão. Sugeriu a Abel que ambos fossem ao campo e, lá chegando, Caim matou seu irmão; este teria sido o primeiro homicídio da história da humanidade.'

No entanto sobre este episodio o wikipedia esta correcto. Dá uma olhadela na Biblia tb, está lá tudo.

Nia said...

Xii isso é k terá k esperar: a lista de livros é kind of big ;)

Bruno said...

É engraçado notar que na bíblia nunca se refere a palavra homossexual... simplesmente a palavra não existia. Julgo mesmo que é um termo bastante recente.

-----------------------------

O mais interessante (e importante) é perceber agora porque todos estes acontecimentos aconteceram (e acontecem).

O inicio lembra-me um dos meus livros favoritos. Cito o livro:

"(...) A história de toda a sociedade até hoje é a história da luta de classes."

Já agora, depois continua assim:

"Homem livre e escravo, patrício e plebeu, barão e servo, burguês da corporação e oficial, em suma, opressores e oprimidos, estiveram em constante antagonismo entre si, travaram uma luta ininterrupta, umas vezes oculta, aberta outras, uma luta que acabou sempre com uma transformação revolucionária de toda a sociedade ou com o declínio comum das classes em luta."

Hayo!