Thursday, August 27, 2009

Sabiam que...#14

  • Em Portugal em 2020, quase 40 minutos por cada hora de consumo de electricidade serão de fonte renovável - 24 serão de origem hídrica e 16 da eólica.

  • A população mundial de tigres diminuiu cerca de 93% devido à caça, perda de habitat e ao desaparecimento das suas presas - das nove subspécies conhecidas, três estinguiram-se na última metade do século XX. A Índia perdeu 90% dos seus animais nos últimos 200 anos - mais de 80 mil foram mortos de 1875 a 1925 durante o domínio colonial britânico, que tinha como desporto a caça ao tigre com armas de fogo. Em 2008 existiam 1141 tigres na Índia, o segundo país mais populoso do mundo, com mais de mil milhões de pessoas.

  • A Greenpeace denuncia que as alterações climáticas estão a criar uma nova geração de incêndios, mais intensos, no Mediterrâneo e Sul da Europa: «os fogos estão a tornar-se cada vez mais incontroláveis devido a uma combinação perigosa de ondas de calor, seca, abandono das zonas rurais e falta de gestão das florestas». A União Europeia informou que durante metade da época dos fogos de 2009 já ardeu uma área maior do que durante toda a época do ano passado.

  • Em Portugal, já arderam três vezes mais hectares do que em 2008, um aumento de 242%. "O período de retorno de uma temperatura superior a 40ºC era, na primeira metade do século XX, de cerca de 50 anos, tendo caído para 25 anos na segunda metade deste século" - João Andrade Santos, do CITAB (Centro de Investigação e Tecnologias Agro-Ambientais e Biológicas) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Entre 1950 e 2002, a precipitação nos meses de Março na Península Ibérica registou uma redução de oito por cento e de três por cento nos meses de Abril e Maio. Na Primavera e Verão, esta redução pode atingir os 15%.

Fonte: Público

  • Em Lystrup, Dinamarca, há uma "Casa para a Vida", uma casa de demonstração sem factura de energia criada pelas empresas Velux e Velfac.

  • Os países industrializados estão disponíveis para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) entre 15 e 21 por cento até 2020 - mas a meta está longe dos 25 e os 40 por cento defendidos por cientistas. Segundo as Nações Unidas, os países que oferecem maiores reduções são a Suíça, Noruega, Liechtenstein e os Estados membros da UE. No extremo oposto estão o Canadá, Japão, Bielorrússia e Rússia.

  • O salmão está de regresso ao rio Sena pela primeira vez em quase um século, sendo um bio-indicador e significando que a água tem boa qualidade relativa.

No comments: