Thursday, September 16, 2010

Eclipsados

Achei piada a esta crítica, no Noite Americana, que me parece resumir bastante bem a saga teenager, apesar de ainda não ter visto o 3º capítulo, Eclipse:
.
"Este filme é um bocadinho melhor que os outros. Mas ser um bocadinho melhor que zero continua a não ser grande coisa. O que é que “Eclipse” tem de melhor? Três coisas: vestígios de sentido de humor na forma de auto-ironia (a dada altura, Taylor Lautner lá aparece em tronco nu porque sim e Robert Pattinson faz a questão que vai na cabeça de todos: “Mas este tipo não tem uma t-shirt?”). A protagonista Kristen Stewart já só passa oitenta por cento do filme a olhar para o chão e, às vezes, quase parece estar viva.

À parte isso, continuam lá todos os males. Uma história sem sabor nem emoção que anda a passo de caracol, suspense para acontecimentos sem qualquer importância, diálogos vazios e uma intrigante falta de contacto com o universo que deveria servir de matriz ao filme: os vampiros. Sabemos que os Cullen, a família de Edward (Pattinson), são vampiros porque, de vez em quando, uma personagem o recorda porque, na verdade, podiam ser góticos, albinos, modelos no desemprego, mormons, técnicos oficiais de contas.
.
No eixo da trama, persiste o mesmo problema: Bella (Stewart) ama muito Edward e ele ama-a muito também. Ela quer ser vampira como ele e ele aceita, desde que casem. Mas nunca mais casam nem ele a transforma em vampira, porque se arriscavam a ficar sem assunto e, afinal, ainda há dois filmes e uns quantos milhões de dólares a fazer. Em todo o caso, Edward deveria apressar-se: é que ele é imortal; já Bella, qualquer dia, ou entra na menopausa ou bate a bota.

Em cima deste terrível drama que só importa aos dois meninos, há, de novo, Jacob (Lautner). Para que serve ele, além de vender posters a moças de doze anos? Para que Bella, a tal que ama muito Edward, fuja para os braços de outro, assim que o jovem pálido lhe diga uma palavra menos conveniente. Tudo muito maduro, portanto.

O terceiro volume tem uma moral óbvia: as escolhas. A juventude está a fazer a festa de graduação e precisa de escolher o que quer ser na vida. Tal como Bella tem de escolher ser vampira ou humana, fazer carícias nos caracóis de Edward ou nos bíceps de Jacob, continuar a ser tontinha ou mudar de atitude. E é isto. No fim, é claro, não há qualquer resposta consistente. Edward e Bella regressam ao campo florido onde, volta e meia, aparecem deitados, fazendo a ponte com a castidade defendida pela saga e que surge, agora, mais explícita que nunca: não há sexo antes do casório porque os vampiros são rapazes à antiga. O princípio, de tão contra-corrente, até poderia ser interessante, mas transborda para uma bocejante assexualidade geral de toda a saga."

2 comments:

Morcegos no Sótão said...

LOL

O que mais gosto na saga Twilight são as críticas e reviews inteligentes e mordazes que suscita.

MJNuts

Nia said...

Sim, é possível que isso suceda...

Engraçado que o que me fez ver o 1º filme foi uma crítica surpreendentemente positiva do João Lopes... assim como do Remember Me, filme que vi há uns dias e fiquei naquela... "isto é que é um filme recomendável?!" naaahhh

acho k o sr tem uma paixoneta pelo R-Pat tb... :D

bjs