Tuesday, February 26, 2008

Juno

Aí está o filme do ano. Até agora, claro. Apesar de na primeira parte do filme não ter "engolido" a personagem principal, ou seja, uma adolescente de 16 (16!) anos interpretada por Ellen Page que, ao "brincar" com o melhor amigo, engravida, e que, depois de consultar a melhor amiga, decide livrar-se da "coisa" (palavras da própria).

E não engoli porque, apesar de enormemente talentosa, Page compõe uma personagem que mais parece uma mulher de vinte e tal anos do que uma adolescente, tal a forma desmbaraçada e ultra-confiante como se comporta e, especialmente, na sua eloquência à la Sex & The City. Um pormenor talvez insignificante que me fez afastar da personagem foi a voz demasiado grave de Page. Ou seja, fisicamente é perfeitamente uma miúda de 16 anos. No resto, nem por isso.

No entanto, a excelência do guião premiado de Diablo Cody torna esse aspecto secundário. Apesar de considerar que a abordagem ao tema aborto é feita de forma algo leve, e cínica mesmo, isso é em muito compensado com o que vem a seguir: a escolha de Juno, a sua relação com o casal adoptante e, a partir deles, o deixar de ver uma "coisa" na barriga, mas sim um bebé, não dela, mas de outra pessoa.

Tem tiradas e diálogos brilhantes que fazem do filme um objecto de culto, com direito a impressões em t-shirts e afins. Lembro-me da tirada do bastardo e do diálogo com a madrasta que acaba num arrufo sobre cães e num "Dream on!".

Por último, de referir que a cena final é das mais belas que vi nos últimos tempos (ou não fosse musical). Tão simples e tão bem conseguida, se eu mandasse era nomeada para Oscar com direito a actuação na cerimónia.

8 comments:

coisas minhas said...

parece me um optimo filme :::D

Nia said...

É de facto. Gosto destes filmes que não têm a pretensão de ser o melhor do ano e que, por isso, acabam por sê-lo.

rita rente said...

frase da semana <3

Nia said...

com a devida autorização ;)

Cataclismo Cerebral said...

É um objecto que gera simpatia. Realmente a parte final é bem bonita...

Abraço!

telma said...

estou ansiosa por ver. ^^

Pedro Pereira 77 said...

Belo filme, pena ter sido completamente chacinado pela péssima legendagem de que foi alvo...

Nia said...

Sim, tb me pareceu evitável... não se trata propriamente de um sub-produto morangos com açucar, num é berdade? nao havia nexexidade :O