Sunday, October 12, 2008

All Hail Sweden III

O minha paixão pelos países nórdicos nasceu de mão dada com a consciência ambiental, não fosse serem eles os pioneiros na matéria. A vontade de os visitar é mais que muita e já é planeada (Inter-Rail #3 oh yeeeaaahhh), dependendo apenas de um pequeno pormenor chamado dinheiro (quem diria!), esse profanador de planetas. Ou de planeta. O mais provável é que a vida inteligente extraterrestre não se baseie nesse ditador.
Mas voltando ao que interessa, "tropecei" neste delicioso artigo bloguísta que me dá água na boca assim como quando descasco uma maça. Delicioso. A Suécia no seu melhor. Não bastava ter parido os ABBA e os The Cardigans, tem esta aura mágica de quem sabe há muito o que os outros descobrem agora. Uns fofos (pois claro).

«E a verdade é que em Estocolmo as pessoas quando nascem tomam logo contacto com comportamentos “verdes”. Acredito que, mais do que uma opção consciente, é um hábito, um estilo de vida saudável e que se enraizou. Porque se lhes perguntarmos porque reciclam ou qual o motivo que as leva a usar os transportes públicos elas nem percebem que, para um português, o comodismo é a melhor forma de ir de um sítio para outro, que é a nossa maneira (errada) de estar na vida.»

2 comments:

Morcegos no Sótão said...

Também tenho a panca dos países nórdicos...

Mas para este Verão, segue Itália-Croácia-Eslovénia! É preciso muita cheta para se conseguir andar pelo Norte...

MJNuts

Nia said...

Venha a cheta a nós! ;) Eslovénia está no topo da minha lista tb... ai Ljubljana, tão winda... :D