Monday, August 31, 2009

Glorious Basterds

"This might just be my masterpiece."
.
Filme do ano. A cena inicial é de uma angústia como poucas vezes se experencia numa sala de cinema. Christopher Waltz qualquer coisa de fenomenal. Tarantino no seu melhor, sendo que quando se trata do tema Holocausto, a violência nunca é gratuita - inimaginável talvez, improvável não, infelizmente.
.
Pormenores que achei curiosos: o desfecho para as personagens femininas/heroínas em oposição ao do masculino/anti-herói, e a estratégia de bombistas-suicidas (muito taliban para americanos).
.
E bem que dizia o Ípsilon - um filme de diálogos.

Thursday, August 27, 2009

Sabiam que...#14

  • Em Portugal em 2020, quase 40 minutos por cada hora de consumo de electricidade serão de fonte renovável - 24 serão de origem hídrica e 16 da eólica.

  • A população mundial de tigres diminuiu cerca de 93% devido à caça, perda de habitat e ao desaparecimento das suas presas - das nove subspécies conhecidas, três estinguiram-se na última metade do século XX. A Índia perdeu 90% dos seus animais nos últimos 200 anos - mais de 80 mil foram mortos de 1875 a 1925 durante o domínio colonial britânico, que tinha como desporto a caça ao tigre com armas de fogo. Em 2008 existiam 1141 tigres na Índia, o segundo país mais populoso do mundo, com mais de mil milhões de pessoas.

  • A Greenpeace denuncia que as alterações climáticas estão a criar uma nova geração de incêndios, mais intensos, no Mediterrâneo e Sul da Europa: «os fogos estão a tornar-se cada vez mais incontroláveis devido a uma combinação perigosa de ondas de calor, seca, abandono das zonas rurais e falta de gestão das florestas». A União Europeia informou que durante metade da época dos fogos de 2009 já ardeu uma área maior do que durante toda a época do ano passado.

  • Em Portugal, já arderam três vezes mais hectares do que em 2008, um aumento de 242%. "O período de retorno de uma temperatura superior a 40ºC era, na primeira metade do século XX, de cerca de 50 anos, tendo caído para 25 anos na segunda metade deste século" - João Andrade Santos, do CITAB (Centro de Investigação e Tecnologias Agro-Ambientais e Biológicas) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Entre 1950 e 2002, a precipitação nos meses de Março na Península Ibérica registou uma redução de oito por cento e de três por cento nos meses de Abril e Maio. Na Primavera e Verão, esta redução pode atingir os 15%.

Fonte: Público

  • Em Lystrup, Dinamarca, há uma "Casa para a Vida", uma casa de demonstração sem factura de energia criada pelas empresas Velux e Velfac.

  • Os países industrializados estão disponíveis para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) entre 15 e 21 por cento até 2020 - mas a meta está longe dos 25 e os 40 por cento defendidos por cientistas. Segundo as Nações Unidas, os países que oferecem maiores reduções são a Suíça, Noruega, Liechtenstein e os Estados membros da UE. No extremo oposto estão o Canadá, Japão, Bielorrússia e Rússia.

  • O salmão está de regresso ao rio Sena pela primeira vez em quase um século, sendo um bio-indicador e significando que a água tem boa qualidade relativa.

Wednesday, August 26, 2009

Arctic Monkeys

É assim: querooo!! Fevereiro, Campo Pequeno.

Monday, August 17, 2009

Fui ali e já vim...



... e tão cedo não volto lá. Oh sofrimento inútil... é que ainda se jogassem bem...!
.
Que paniiiiscas!!
.
*E o senhor na foto, nem me façam debitar sobre a sua nulidade.

Sunday, August 16, 2009

Vou ali...

...e já venho. Benfica-Marítimo, 20h15.

The Rock n' Rolla

É sabido que a coméda romântica não é (de longe) o meu tipo de filme, mas a Sandra Bullock é das poucas que me fazem ver um. Já o Ryan "Johanson" Reynolds nem por isso, faz sempre o mesmo papel (bem-vinda excepção a do filme de terror The Amityville Horror). Veredicto: fraco, fraquinho, mas ainda dei umas boas gargalhadas na cena da dança dos espíritos.

.
Uns furos abaixo de Snatch, sem dúvida, mas com personagens bem mais interessantes - o handsome Bob e todo o contexto inerente é hilariante, com uma mensagem bem transmitida apesar do "politicamente correcto" -, e com Gerard Butler a mostrar dotes cómicos.
.
Bom.


Sunday, August 09, 2009

Sabiam que...#13

  • Os peixes das águas europeias perderam metade da sua massa corporal no espaço de algumas décadas, por causa do efeito das alterações climáticas.

  • A fábrica Covilis, de Póvoa de Santa Iria, vai produzir espelhos parabólicos para equipar centrais solares témicas no Magrebe, Médio oriente e sul dos EUA, para aproveitamento em larga escala do sol do desero, num projecto lançado pelo Clube de Roma, Desertec.

  • Foi desenvolvido um novo mecanismo de geração de energia eléctrica a partir de recursos geotérmicos de baixas temperaturas económico, limpo e estável: o sistemas de conversão utilizará a capacidade de contração e expansão rápidas de um novo líquido, denominado líquido bifásico.

  • Foi reforçada a rede de pontos de recolha de resíduos e equipamentos eléctricos e electrónicos em Lisboa com 14 novos locais, para além dos 15 já existentes.

  • A Grande Barreira de Coral está em risco devido ao aumento da temperatura dos mares bem como à sua acidificação por absorção de CO2, estando condenada se as emissões de carbono continuarem a crescer ao ritmo actual - quem o diz é Charlie Vernon: "Não existe nenhuma saída, (...) terá desaparecido dentro de 20 anos." Segundo o mesmo, uma vez atingidos os níveis de CO2 previstos para 2030-2060, os corais estão condenados à extinção.

“Os recifes de coral são os ecossistemas marinhos mais sensíveis” O aumento do dióxido das emissões de dióxido de carbono tem o duplo efeito de causar a redução do pH marinho bem como o aquecimento das águas, influenciando negativamente os corais de duas maneiras. Por um lado, o aumento da temperatura faz com que os corais expulsem as algas simbióticas que lhes fornecem nutrientes enquanto, por outro lado, a acidificação da água impede os corais de crescer. “Os corais estão seguros a 350 ppm de CO2. Hoje estamos 387ppm. A partir dos 450ppm o destino dos corais está traçado”

Monday, August 03, 2009

Joss & James

Anteontem fui a Cantanhede, uns meses depois de ter visto num blogue o cartaz: Joss Stone e James - no mínimo, apelativo; fiquei convencida pelo preço. A jovem confirmou que é do melhor na onda soul e na presença em palco; já a banda britânica surpreendeu-me por serem tão bons - muito bom mesmo. Valeu tanto a pena a viagem, só tive pena, e muita, de não ter ido muito mais cedo, uma vez que só vi 30 minutos da primeira.

"A inglesa mostrou aquilo que já se esperava: uma voz negra, carregada de soul e rhythm & blues, (re)encarnada no corpo de uma bela jovem loira de pés descalços. Dotes vocais acompanhados por uma sólida banda de seis músicos, mais um coro de três cantores, ao nível do melhor da velha Motown, numa viagem (algo curta) por um inspirado cardápio de temas originais e de clássicos da soul. Joss Stone, a bela descalça, simpática e "clean" - há quem diga que está nos antípodas da compatriota Amy Winehouse - deixou o palco atirando rosas brancas ao povo agradecido." - here

Saturday, August 01, 2009

Cultura #4

"Nos primeiros trinta e cinco anos de desforra pelo Maio de 68, «o sistema» foi fazendo os possíveis para colmatar esta brecha (do sistema educativo) sobretudo entulhando as cabeças dos jovens com preocupações outrora gratuitas: tudo começou pela introdução dos numerus clausus, alargando-se, para além de outras medidas restritivas do direito constitucional e humano à educação e à cultura, para já não falar em felicidade, ao imposto especial chamado propinas, argumento importante para os estudantes se apressarem a terminarem os seus cursos e saírem das universidades em tenras idades, tecnicamente formados, mas culturalmente burros, sem tempo para crescerem, aprenderem e incomodarem os poderes instalados." - pp 371